Cidadeverde.com

Governo vai anunciar no Palácio de Karnak plano de regionalização da saúde no estado

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde

O governo do estado lança nesta sexta-feira (26), às 11h, no Palácio de Karnak, o Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Estado. O objetivo é promover a regionalização da saúde e melhorar o atendimento nos municípios. 

A expansão engloba todas as macrorregiões de saúde e inclui a implantação de novos serviços, bem como a instalação de novas unidades de saúde, seguindo a hierarquização em rede.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, serão implantados novos centros de consultas e exames especializados (tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, mamografia, exames cardiológicos e laboratoriais, dentre outros)

A regionalização vai permitir a construção de novos hospitais de urgência com atendimento adulto e pediátrico. O projeto inclui novas UTIs e ampliação de unidades existentes, assistência neonatal e materna com novos centros de parto normal, além de novas maternidades de médio e alto risco, com UTIs neonatal e atendimento a gestante de alto risco e novas unidades de tratamento oncológico (UNACON).

O plano contempla ainda, novos centros de tratamento para procedimentos invasivos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular (Hemodinâmica) e ampliação de hemocentros, além da readequação e ampliação de leitos de enfermaria e centro cirúrgico.

“Todos os 11 territórios de saúde serão contemplados, totalizando 16 cidades beneficiadas com centrais de exames, com cobertura a todos os municípios do Piauí, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para tratamento de saúde”, disse o secretário de Saúde, Antônio Luiz Santos.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais