Cidadeverde.com

Familiares de detentos realizam manifestação no Fórum de Picos contra supostos maus-tratos

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Na manhã desta segunda-feira (29) familiares de detentos do presídio masculino José de Deus Barros, se reuniram no Fórum da Comarca de Picos. O ato teve por objetivo, denunciar e manifestar repúdio aos supostos maus-tratos praticados contra os presos. 

O aposentado, Francisco Emídio Veloso, se deslocou do município de Jaicós-PI para participar da manifestação pacífica. Ele destaca que possui um filho que cumpre pena há oito anos na penitenciária e o mesmo relatou as agressões sofridas. 

"Quem tá lá está pagando a sua pena, mas não pra ser torturado do jeito que está sendo o pessoal lá [presos], não é só meu filho não é todo mundo. Sábado eu visitei ele, tem detento que tem medo de falar, mas meu filho disse que todo dia apanha e meia-noite eles passam no pavilhão gritando não deixa os detentos dormirem. É preciso haver a disciplina, pra disciplinar no regime certo, mas não para torturar, apanhar", frisou Francisco Emídio Veloso.

A idosa, Olívia Firma, participou da manifestação e clamou pela soltura do filho que está há dois anos preso e possui problemas mentais. "Eu estou com filho preso, ele é esquizofrênico e com as novas restrições nem medicamento que ele precisa tomar entra no presídio. Estou clamando pela transferência do meu filho para uma clínica, ele possui problemas mentais", ressaltou.

A dona de casa, Raimunda Nonata da Conceição, também comentou sobre os maus-tratos praticados com sobrinhos que estão presos. Ela relata que tem sido jogado spray de pimenta e que os sobrinhos apanharam, onde um deles precisou passar por exame de corpo de delito.

"Eu tenho dois sobrinhos, foi quase um mês sofrendo agressão. Teve um sobrinho mesmo que foi preciso até fazer exame de corpo de delito porque as agressões com ele foram muito fortes. Ele estava com as mãos todas inchadas, minha irmã não aguentou nem ver. Fala-se em spray de pimenta na cara, bala de borracha, batendo. Disseram que jogaram um negócio (objeto) no corredor, mas se um fez pune aquele que fez, não é punir todos não, porque eles estão lá e já estão pagando pelo que fizeram. São seres humanos, não importa se eles erraram, já estão pagando pelos seus atos", disse.

Raimunda Nonata da Conceição

O advogado que está representando as famílias dos detentos, Gleuton  Portela, explicou que os supostos casos de maus-tratos estão sendo investigados pelo Ministério Público e pela OAB.

“A partir do momento que tomamos conhecimento por parte das famílias e dos próprios detentos que estaria ocorrendo maus-tratos no sistema prisional de Picos, os advogados acionaram a OAB Subseção de Picos. Foi formada uma comissão especial para apurar essas denúncias seriam verídicas. Na visita aos pavilhões vimos que está ocorrendo intimidação, maus-tratos no Pavilhão D e alguns do pavilhão C. Os presos relataram que sofreram agressões com cassetete na parte das mãos e acredito que o Ministério Público será investigado na íntegra. Até nós advogados temos que fazer um agendamento para conversar com os presos”, pontuou advogado. 

A reportagem do Portal Cidadeverde.com/picos contatou a assessoria da Secretaria de Estado da Justiça para oferecer maiores esclarecimentos sobre o fato. No entanto, até a redação desta matéria não obtivemos retorno.

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais