Cidadeverde.com

Alunos do IFPI apresentam peças autorais após oficina de teatro de Moisés Chaves

Imprimir

Fotos: Ascom/IFPI

Alunos do campus Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina, realizam duas apresentações teatrais autorais nesta quarta-feira (29). O evento, que marca a conclusão do Curso de Iniciação Teatral promovido pelo Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), acontece às 18h, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira.

O Curso de Iniciação Teatral começou no dia 24 abril, tendo como público-alvo alunos e servidores do campus, com aulas ministradas pelo professor Moisés Chaves, diretor e coordenador do Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que orientou a construção cênica dos temas das apresentações escolhidos pelos alunos. 

“Serão dois pequenos espetáculos teatrais. Um deles será o “Na Pressão”, com um tema escolhido pelos próprios alunos onde falam sobre como são pressionados em casa, na escola e pela sociedade como um todo, das cobranças que recebem enquanto estudantes e a forma como reagem. A segunda apresentação chama-se "Negreiros", que trata sobre o racismo”, explica o professor. 

Ambos os espetáculos terão participação de música ao vivo, com o auxilio luxuoso, do guitarrista Flávio Wijana, dos Brasinhas e do saxofonista Luis Soares

A oficina visa a promoção do conhecimento de técnicas teatrais através de jogos e improvisações, além de melhorar a oralidade e corporalidade dos participantes. “O teatro como linguagem é um instrumento extremamente favorável ao desenvolvimento educacional e humano dos alunos, que podem ou não atores mas certamente se tornarão melhores pessoas”, frisou o coordenador.

Na ocasião também será feito o lançamento da 6ª edição do Festival Estudantil de Teatro de Teresina (FESTHE), que homenageará o professor Márcilio Flávio Rangel de Farias. “Nossa intenção também é a volta do antigo grupo de teatro da Escola Técnica do Piauí, que foi um dos grupos mais fortes do estado nos anos 80 e 90, liderado por Gomes Campos e Paulo de Tarso", concluiu Moises Chaves.

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais