Cidadeverde.com

Severo Eulálio fala em contrassenso sobre possível anulação de eleição na Alepi

Imprimir

Foto: Paula Monize/Cidadeverde.com

Após a possibilidade de anulação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para o segundo biênio (2024-2025) o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) fala em contrassenso. O parlamentar destacou que é preciso aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a suspensão do dispositivo da Constituição do Estado do Tocantins.

"Nossa eleição foi feita respeitando todos os critérios, toda a legislação vigente no nosso Estado, nossa constituição, estatuto, o nosso regimento interno da Assembleia, todos os pares votaram favoravelmente tanto nas alterações, como também na eleição. Foram 30 votos para o presidente Franzé, 30 votos para a gente. No processo, o ministro relata que lá são políticos do mesmo partido, aqui são de partidos diferentes. No momento o que cabe é aguardar a decisão do STF e no momento a decisão em nada tem a ver com o Estado do Piauí", frisou o deputado.

Severo Eulálio ainda ressaltou que a eleição ocorrida no Tocantins apresenta semelhanças e diferenças com o processo realizado no Piauí.

“Queremos honrar o que a justiça determina. Mas, em relação ao que determina em relação ao Piauí. Não referente ao Piauí, não referente ao Tocantins. Acho que é um contrassenso. Não tem porque fazer isso. Para que exista alguma decisão ao Piauí, tem que ser tratado lá [no STF] sobre o Piauí. São algumas semelhanças e tem diferenças. Foi uma eleição consumada, foi publicizada”, declarou. 

A possibilidade de anulação antecipada da eleição foi anunciada pelo atual presidente Franzé Silva (PT) nesta terça-feira (30). 

O petista disse que a a decisão em pleno no STF vai acontecer na primeira quinzena do mês de junho. Caso seja favorável ao entendimento do ministro Dias Toffoli, ou seja, pela anulação, a Alepi vai anular a eleição antecipada, que acordou o Severo Eulálio como presidente da Alepi para o biênio de 2024 e 2025. 

 

Paula Monize e Paula Sampaio

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais