Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária coleta amostras de alimentos em supermercados de Teresina para análise

Imprimir

Fotos: Ascom/Sesapi

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) iniciou a coleta de pelo menos quatro tipos de alimentos nos supermercados de Teresina para serem analisados. A coleta é realizada por técnicos devidamente treinados, através do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Programa foi criado com o objetivo de avaliar, continuamente, os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor.  “O principal objetivo dessa ação é minimizar os riscos da população com o uso dos agrotóxicos que são utilizados no cultivo dos alimentos consumidos”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

No Piauí, a coleta das amostras já iniciou nos supermercados de Teresina. “Nesse primeiro momento os técnicos da DIVISA coletaram amostras de arroz, abacaxi, alho, beterraba, cenoura, laranja, pimentão e tomate. Nas semanas seguintes, outros alimentos serão escolhidos, de forma que contemple a lista estabelecida pela Anvisa”, explicou Tatiana Chaves.

Os alimentos coletados através do PARA são enviados para os laboratórios credenciados pela Anvisa para serem analisados.

Os agrotóxicos são utilizados na produção agrícola com intuito de combater pragas e acelerar sua produtividade. Quando são usados em quantidades superiores ao que é permitido por lei, eles podem ocasionar riscos à saúde da população, além de provocar danos ao meio ambiente.

“Após a análise, os laboratórios irão disponibilizar os resultados para serem posteriormente divulgados a população pelas vigilâncias sanitárias estaduais”, pontuou a diretora.

Em 2023, a Anvisa prevê a coleta de 3.790 amostras de 14 alimentos em todo o país – abacaxi, alface, alho, arroz, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, laranja, manga, pimentão, tomate, uva e goiaba.

O PARA é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa em conjunto com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública.

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais