Cidadeverde.com

Homens desobstruem estradas vicinais interrompidas pela água de Algodões

Imprimir
Homens e máquinas a serviço do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes estão trabalhando em ritmo acelerado, desde a última terça-feira (09), para desobstruir pelo menos oito estradas vicinais interrompidas depois que as águas da Barragem Algodões I alagaram a região. O trabalho está sendo feito com maquinário alugado pela Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), sob a supervisão do órgão e da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Foram mobilizados um trator de esteira, uma carregadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba para recuperar trechos inacessíveis aos veículos – mesmo aqueles com tração nas quatro rodas –, que precisam ir às localidades afetadas pelo desastre. Esses veículos conduzem as equipes multidisciplinares que realizam atendimento médico, prestam serviços de assistência social e levam água potável, alimentos e medicamentos às comunidades.

“O objetivo é facilitar a entrega de alimentação e água mineral para os povoados que estão isolados até o momento”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Thelvésio César Duarte Filho, que está acompanhando pessoalmente as operações de desobstrução dessas estradas. “A gente recebeu do Estado a informação de que as aeronaves iriam ser despachadas, então a gente tem que abrir esses acessos para facilitar o trabalho da entrega de alimentação e água mineral a esse povo”, acrescentou.

Homens e tratores

“Os poços-cacimbões deles foram todos tomados pela água do rio Pirangi, que está totalmente poluída, com muita matéria orgânica e grande turbidez”, observou o secretário. “Então, esse é o objetivo principal: abrir os acessos e diminuir os atoleiros, para que carros traçados possam chegar até às comunidades”. Na manhã desta quarta-feira (10) tratores e homens trabalhavam febrilmente para restabelecer o acesso aos povoados Santa Rita e Branquinha, dois dos mais atingidos pela enxurrada.

Thelvésio César informou que a meta é concluir esse trabalho o mais rápido possível, mas admitiu que ainda não é possível fazer uma previsão para o término desses trabalhos, já que as chuvas continuam a castigar a região Norte do Estado. Isso tem dificultando o trabalho de atendimento às famílias atingidas pela enxurrada provocada pelo rompimento da Barragem Algodões, no Município de Cocal.

“Vai depender muito das chuvas”, alertou. “Não podemos nem dar um dia certo, uma previsão certa. Nós não podemos falar sobre isso porque ainda estamos muito na dependência das chuvas, e, se continuar chovendo, vai atrapalhar muito o serviço aqui.” Por outro lado, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, se as condições de tempo favorecerem, estarão liberados em cerca de 10 dias os acessos às localidades destruídas pelas águas da Barragem Algodões I, em Buriti dos Lopes.

Recuperação definitiva

Desobstruídos os acessos para permitir o fluxo de veículos, as estradas vicinais das zonas rurais de Buriti dos Lopes e Cocal, afetadas pela enxurrada, deverão ser reconstruídas no segundo semestre. O secretário de Transportes, Luciano Paes Landim, enviou uma equipe para fazer um levantamento no sentido de recuperar 100% dessas estradas. “Já foi feito o levantamento, inclusive com as medições para a preparação do projeto e liberação para o início das obras”, completou Thelvésio César.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: