Cidadeverde.com

Mausoléu de Pelé é aberto ao público na cidade-natal do atleta

Imprimir

Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC

Os torcedores do Santos que gostam de realizar apostas esportivas e gastar o seu codigo bonus bet365 a favor do time podem não ser os únicos a fazer isso daqui para a frente.

É que o clube de futebol fez mais um grande feito recentemente, o que gerou uma forte empatia pela equipe por parte, inclusive, de quem não torce pelo Santos.

O clube decidiu abrir, nesse mês de maio de 2023, o mausoléu construído para o caixão de ouro de Pelé.

No segundo andar de um cemitério vertical em Santos, nos arredores de São Paulo, o mausoléu recebe os torcedores com duas estátuas douradas de Pelé.

O piso é de grama sintética; as paredes são imagens de torcedores em um estádio; e há uma trilha sonora interminável de aplausos, como se Pelé ainda estivesse jogando. 

O teto sobre o caixão do tricampeão mundial é azul.

Pelé foi enterrado aqui em 3 de janeiro de 2023, cinco dias após morrer aos 82 anos de câncer de cólon.

“Isso foi feito com muito amor por pessoas que o conheceram, que conviveram com ele. Tem a essência do que ele foi”, disse o emocionado Edson Cholbi do Nascimento, um dos filhos de Pelé, após uma pequena cerimônia com familiares e amigos.

O mausoléu foi planejado pelo proprietário do cemitério, Pepe Alstut, falecido em 2018.

Alstut esperava que o mausoléu ficasse no nono andar, supervisionando o estádio Vila Belmiro do clube santista, onde Pelé atuou por 18 anos. 

Sua família, em vez disso, o enterrou no segundo andar para que os fãs pudessem ter um melhor acesso.

Os fãs que desejam comparecer devem reservar um horário no site do cemitério Memorial.

Pelé: um nome que até já virou adjetivo

No mês passado, o dicionário Michaelis acrescentou “Pelé” como adjetivo para descrever alguém que é “excepcional, incomparável, único”. 

O anúncio do dicionário Michaelis fez parte de uma campanha que reuniu mais de 125.000 assinaturas para homenagear o impacto do falecido grande jogador de futebol.

Lenda do Brasil, Pelé foi oficialmente adicionado ao dicionário para definir 'alguém fora do comum' após campanha de torcedores

Seu nome tem sido sinônimo de sucesso e excelência, mas agora Pelé, grande jogador do Brasil e três vezes vencedor da Copa do Mundo, está oficialmente no dicionário.

O adjetivo "Pelé" foi adicionado à edição em português do dicionário Michaelis para descrever "alguém fora do comum".

No início deste mês, a Fundação Pelé e o Sportv lançaram a campanha "Pelé no dicionário" para homenagear e reconhecer seu legado em outras áreas além do esporte.

Após a campanha ter recebido mais de 100.000 assinaturas, o nome do indiscutivelmente o maior jogador de todos os tempos, que morreu em dezembro, agora está permanentemente no léxico.

A entrada da ex-estrela do Santos e do New York Cosmos, que foi apresentada no evento Summit Sports, no Pacaembu, na quarta-feira, diz:

pe.lé
adj m+f sm+f
Aquele ou aquele que é fora do comum, que ou que por sua qualidade, valor ou superioridade não se iguala a nada nem a ninguém, assim como Pelé.

Edson Arantes do Nascimento (1940-2022) é considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único.

A família de Pelé foi presenteada com uma placa com a inscrição e Michaelis já a incluiu em sua edição digital. A definição também será adicionada na próxima versão impressa.

Ao longo de sua vida, Pelé se tornou, aos poucos, uma máquina de conquistar títulos nos gramados.

Pelé levou o Brasil aos títulos da Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970. Ele é o único jogador a vencer três vezes o mundial.

Ele também é um dos maiores artilheiros da história dos jogos masculinos, embora seu número exato de gols marcados em partidas "oficiais" seja objeto de muitas conjecturas.

Enquanto isso, do outro lado do mundo...

Enquanto, no Brasil, os conterrâneos de Pelé aproveitam a abertura do seu mausoléu para prestar a ele inúmeras homenagens, e para acrescentar o seu nome como adjetivo em suas conversas habituais, do outro lado do mundo também foi feita uma bonita homenagem a essa lenda imortal do futebol mundial.

O ex-candidato presidencial da Fifa, o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, viajou para a Cisjordânia ocupada no domingo para inaugurar um estádio de futebol dedicado à lenda do futebol Pelé, perto de Belém .

Os palestinos decidiram renomear o estádio de futebol com o nome do brasileiro Pelé, após sua morte no final do ano passado.

O estádio foi renomeado e agora se chamará Pelé International Stadium Al Khader.

"Também foi uma honra inaugurar o estádio Pelé com meus irmãos e irmãs", disse o príncipe Ali no Twitter. 

"Visitar Belém também foi uma experiência espiritual que nunca poderei esquecer", escreveu ele ainda.

O príncipe também assistiu a um amistoso de futebol entre as seleções sub-23 da Jordânia e da Palestina.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais