Cidadeverde.com

Piauí deve expandir telemedicina no segundo semestre e receberá ministra da Saúde

Imprimir

O projeto Piauí Saúde Digital, que por meio da telemedicina zerou a fila de consultas especializadas em Piripiri, cidade onde primeiramente foi implantado, deve ser expandido para mais cidades piauienses no segundo semestre deste ano. Dirceu Campêlo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), adianta que a iniciativa tem sido exitosa e vai receber a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

"É um projeto piloto que está sendo bem amadurecido. Vai ter visita, em breve, da ministra da Saúde, da secretária da Saúde Digital, para avaliar o projeto. A ideia, no segundo semestre, é expandir para as prefeituras que queriam fazer essa adesão. Vai ser uma contrapartida do estado. O governador Rafael Fonteles está investindo fortemente nesse cenário, nessa solução que a gente acredita ser a solução para melhorar a eficácia, a eficiência dos processos e melhorar a economicidade", explica Campêlo.

Foto: Ascom Sesapi

Além de agendar a consulta por meio de um celular, computador ou tablet, o paciente tem a opção de ser consultado eletronicamente ou na Unidade Básica de Saúde. Ele completa que o Piauí Saúde Digital é integrado com o e-SUS, bem como a regulação municipal e estadual. "Ou seja, o paciente não tem perda de informações. Tudo o que é realizado de consultas e exames são inseridos no sistema e não tem perda de informação", reitera

Em Piriripi estão sendo ofertadas teleconsultas 24 horas nas áreas de clínico e cardiologista. Já as teleconsultas eletivas estão disponíveis com especialistas em dermatologia, neurologia, neuropediatria, entre outros, totalizando dez especialidades. Na cidade foi implementado também um centro de diagnóstico com a realização de exames laboratorais, além de mamografia, tomografia, ultrassom e raio-x. De janeiro a maio foram realizadas 1601 consultas, sendo 798 com clínico geral e 803 de especialidades.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais