Cidadeverde.com

Após festival, vendas de opala cresceram 900%

Imprimir
Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com
 
O Festival de Inverno de Pedro II tem se mostrado uma grande oportunidade para os empresários que trabalham com a opala. A produção de jóias com esta rara gema encontrada no Brasil apenas na cidade aumentou aproximadamente 9 vezes após o início do evento segundo a prefeitura do município.
 
"Em 2004 (ano da primeira edição do Festival de Inverno) tínhamos uma produção de jóias de opala de 40 a 50kg por ano. Hoje são mais de 360kg", garante o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins. Segundo ele, a demanda aumentou tanto no mercado interno quanto para a exportação o que ocasionou esse incremento de quase 900%. "Isso aconteceu também pela diversificação das peças. Atualmente se utiliza pedras que seriam jogadas fora", afirma.
 
 
O artesão Aldenir Domingos de Oliveira, trabalha com objetos de opala e tucum há 15 anos. Segundo ele os negócios progrediram tanto que ele chegou a vender cerca de 18 mil anéis com a pedra até para a Argentina. "As coisas melhoraram, mas a concorrência também", pondera.

Já para Maria Suene Barbosa e seu esposo Erinaldo Clóvis Barbosa que trabalham com objetos de prata e opala, o festival trouxe apenas bons resultados tanto que eles participam com um stand na Feira do evento há três anos. "Fizemos cursos e conseguimos melhorar a qualidade e diversificar o produto. As vendas aumentaram cerca de 50%", declara Suene. Segundo ela, seus objetos agora têm clientela garantida na capital, Teresina.
 
"Antes nós fazíamos correntes e anéis mais simples. Hoje acompanhamos as tendências e fazemos tudo de acordo com a moda", explica Erinaldo, que confecciona as jóias.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: