Cidadeverde.com

Abertura de empresas será feita em até 10 minutos no Piauí com nova plataforma

Imprimir
  • GOV.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • GOV_7.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • GOV_6.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • GOV_5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • GOV_3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • GOV_2.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

O registro e licenciamento de novas empresas no Piauí será feito em até 10 minutos. A maior agilidade passa a ser possível através da plataforma Gov.Pi Empresas, lançada nesta terça-feira (06) no Palácio de Karnak. O novo serviço vai integrar diversos órgãos e instituições na capital e no interior. 

“Tínhamos um tempo de até 500 horas antes para abirir uma empresa. Caiu para 35 minutos com a Piauí Digital. Com essa nova ferramenta esperamos que diminua mais ainda. Ainda não temos como definir especificamente, mas a expectativa é de até 10 minutos” declarou o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida. 

De acordo com o presidente, o novo portal conta com serviços integrados de pelo menos sete instituições, com abrangência nas 20 maiores cidades do Piauí: Sefaz, Jucepi, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, Vigilancia Sanitária, Adapi, Semar e atendimento da Investe do Piauí para fornecer auxílio em informações. 

O portal pode ser acessado, por meio do link http://www.piauidigital.pi.gov.br. O empreendedor pode solicitar o CNPJ da Receita Federal e os serviços da Junta Comercial, que são: abertura, alteração, baixa, fusão/cisão ou incorporação de empresas, certidões, cópias de documentos, registro de livros, balanços contábeis, leiloeiro público, tradutor público e mais 30 serviços totalmente online.

“Antes tínhamos a Piauí Digital, que tinha dois servições e estamos atualizando para a ‘Gov.pi Empresas’. São sete instituições participando e os 20 maiores municípios também foram incluídos, a plataforma do Piauí Digital não incluía. Agora, a gente consegue ter 100% dessa integração o que corresponde até 80% da criação de empresas no estado”, disse. 

Por meio do portal, ainda é possível conseguir autorização para emitir documentos fiscais, a exemplo da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), dentre outros. Ademais, por meio do canal de atendimento Fale com a Sefaz, o contribuinte pode consultar cadastro, CPF na Nota, Declarações Eletrônicas, Documentos Eletrônicas, Denúncias Relacionadas ao ICMS, IPVA, ITCMD, Malha Fiscal, Postos Fiscais, Restituição de Pagamentos Indevidos e Taxas Estaduais.

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais