Cidadeverde.com

Fiéis mantêm tradição e montam tapetes de Corpus Christi no Centro de Teresina

Imprimir
  • 17.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 16.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 15.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 14.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 13.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 12.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 11.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 10.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 9.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 8.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 7.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 1.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

A confecção do tradicional tapete de Corpus Christi reúne fiéis da Igreja Católica desde as primeiras horas desta quinta-feira (08), no Centro de Teresina. 

Este ano, a extensão do tapete está maior do que os 1,3 km do ano passado e vai percorrer as ruas localizadas entre a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e o Adro da Igreja São Benedito, trajeto da procissão que será iniciada às 15h.

Na Rua David Caldas, um grupo de 20 fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na Santa Maria da Codipi, é responsável por confeccionar o tapete em trecho de 90 metros. 

A dona de casa, Celsa Maria Barbosa, participa da confecção do tapete desde 2017. "Participar desta tarefa é algo inexplicável. Eu fiquei vários anos sem saber o que era isso, eu não tinha trilhado, ainda, esse caminho. Hoje, que já trilhei, não quero mais sair dele. Deus não deixa a gente sair", disse a fiel que coordena a Pastoral Familiar da sua paróquia ao lado do seu esposo. 

Neste trecho os desenhos fazem referência aos sacramentos da Igreja Católica. Os desenhos são definidos previamente pela equipe da Paróquia. Também é de responsabilidade da Paróquia conseguir os materiais por meio de doação.

Na confecção do tapete são utilizados serragem, pó de café, cal, sal, areia, seixo. O enfermeiro Márcio Santos coordena o grupo e fala sobre a tarefa de conseguir os materiais. "Anunciamos nas missas os materiais que precisamos, mas também tiramos dinheiro do nosso bolso para comprar alguns materiais. A paróquia participou muito com doações. Todo mundo participa como pode", explics o enfermeiro.

O primeiro passo da confecção do tapete é feito pela professora de química, Beatriz de Sousa Lima, 27 anos, que faz os desenhos a mão livre. "Dou aulas de Química, não tem nada há ver com esse trabalho aqui. Não tenho formação ou experiência com desenhos. Fui fazendo e deu certo", explicou a professora. Essa é a primeira vez que Beatriz participa da confecção dos tapetes. 

Quem também está com as mãos na massa pela primeira vez é o motorista Alexandre Barbosa. "Essa é a primeira vez que venho para a rua, para ajudar na confecção dos tapete, em anos anteriores ajudei com doações, para comprar os materiais que utilizamos aqui", disse o motorista.

Alexandre está na Rua David Caldas na companhia da filha, Maria Laura, 8 anos. Laura disse a nossa equipe que pediu ao pai que a acordasse para vir também. "Eu perguntei ao meu pai se ele vinha mesmo, e se ele podia me trazer", disse a Laura. 

O pai fala sobre o sentimento de realizar esse trabalho ao lado da filha. "É uma satisfação tirar um dia da minha vida para ajudar nessa obra. Tem muita gente que poderia estar aqui, mas prefere aproveitar o feriado para descansar ou fazer um passeio. Eu escolhi servir. Pra nós é gratificante ver a procissão passando e apreciando o nosso trabalho ", frisou. 

Mesmo antes de ficar pronto o tapete já chama atenção das pessoas. O casal Denise e Magno vieram do baixo Jóquei Clube na companhia dos filhos, os gêmeos Lucas e Téo, para ver o trabalho de confecção do tapete de Corpus Christi. "Queríamos mostrar aos meninos como os tapetes são feitos. Somos católicos, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima", explicou. 

As equipes têm até às 11h para concluir o trabalho de confecção do tapete no Centro de Teresina. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o padre Klebert Viana e pároco da Catedral de Teresina, deu detalhes da programação de Corpus Christi.

“Hoje nós temos para iniciar e afim de nos preparar também para a celebração de Corpus Christi, o momento de apresentação cultural com atrações já confirmadas como o Balé da Cidade, Orquestra Sanfônica, entre outros para a partir das 14h30 nós preparar para a celebração que será às 16h presidida por Dom Juarez, que por sinal é a sua primeira celebração como Arcebispo de Teresina e a presença de todos os padres das paroquias aqui da nossa capital”, disse o pároco.

O padre Klebert Viana destacou ainda que a data de hoje é uma manifestação da fé dos católicos.

“Nós temos duas solenidades importantes que evidenciam o santíssimo corpo e preciosíssimo sangue do Senhor, é na quinta-feira santa, na Semana Santa e essa agora, o Corpus Christi, onde nós manifestamos publicamente a nossa fé na Eucaristia. O pão que é o corpo e o vinho que é o sangue do Senhor”, ressaltou.

 

 

Adriana Magalhães e Rebeca Lima  
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais