Cidadeverde.com

Em Picos, 300 voluntários participam da confecção de tapetes de Corpus Christi

Imprimir
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_9.JPG Paula Monize
  • dentro_8.JPG Paula Monize
  • dentro_7.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize

A fé no Cristo vivo é o que mobilizou 300 voluntários que integram movimentos e pastorais católicas para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, no município de Picos. A data católica que celebra o Corpo e Sangue de Jesus, instituindo o Sacramento da Eucaristia, dá um colorido especial às ruas que são pintadas retratando símbolos cristãos.

Em Picos, a confecção dos tapetes foi iniciada às 6h30 com um momento de oração conduzido pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Pio Feitosa. Após o momento, os voluntários começaram a realizar o processo de confecção dos tapetes que remete a acolhida de Jesus em Jerusalém, preparando o caminho para a passagem do Messias.

A voluntária, Elitânia Alencar, que há 22 anos participa da confecção dos tapetes destacou a emoção de contribuir com este momento de celebração católica.

"Para mim que já estou há 22 anos realizando essa confecção, participando desse dia, cada ano, cada dia é uma emoção diferente. Vemos outras pessoas, grupos crescendo, como E.J.C., AMUPA, é uma emoção muito grande estar realizando esse momento, porque é o único dia do ano que o Corpo de Deus sai nas ruas de Picos.  Esse ano o trajeto dos tapetes foi modificado, pois na Rua São José ainda existem muitas famílias residindo e na Avenida existe essa dificuldade de encontrar famílias", frisou.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, também esteve acompanhando o processo de confecção dos tapetes e explicou o significado da solenidade de Corpus Christi.

"Hoje celebramos uma festa da eucaristia para revigorar cada vez mais no povo esse amor a Jesus Cristo, presente no meio de nós. Isso se faz na manifestação de Corpus Christi através da missa e da grande procissão, do Cristo vivo pelas ruas. A Igreja introduziu mais essa solenidade para que os cristãos não percam essa sintonia com Cristo e a Eucaristia que é o centro da vida cristã. É lindo ver que o povo está realmente marcado por essa realidade que envolve a vida de todos", disse o bispo.

Os tapetes confeccionados estão colorindo trechos da Avenida Getúlio Vargas, Rua São José e Travessa Zuza Nunes. 

Após a Santa Missa, no adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, os fiéis em procissão seguiram pelo caminho de tapetes até a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus.

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais