Cidadeverde.com

Quase 3 mil aposentados e pensionistas podem ter o benefício suspenso no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Quase 3 mil servidores aposentados e pensionistas do governo do Piauí, nascidos entre janeiro e março, e que ainda não realizaram a prova de vida, podem ter o benefício suspenso. 

O alerta é da Fundação Piauí Previdência (Piauí Prev), que aponta que 2.766 beneficiários não realizaram o procedimento e podem ter o benefício suspenso, até que regularizem seus dados. 

Segundo a instituição, o Piauí conta com quase 48 mil servidores públicos inativos. Desse total, pouco mais de 10 mil beneficiários deveriam ter feito a prova de vida até o dia 31 de maio.

"Os beneficiários tem que fazer o procedimento da prova de vida, sempre no mês do seu aniversário", explica Renan Soares, assessor técnico da Piauí Prev.

A prova de vida é feita por meio do aplicativo "Meu RPPS", que está disponível em todas as plataformas de aplicativos de celular. E tem o objetivo de comprovar que a pessoa que recebe um benefício de longa duração, aposentaria ou pensão, está vida.

 

Estão obrigados a fazer a prova de vida os aposentados do Poder Executivo, do Tribunal de Contas, os militares da reserva, além dos beneficiários de pensão por morte.

"A prova de vida pode ser feita a qualquer momento, pelo aplicativo, para evitar o bloqueio do pagamento. O processamento de folha de pagamento de junho deve encerrar entre os dias 12 e 14, e caso o beneficiários consiga fazer a prova de vida, até essa data, vai poder receber seu pagamento, normalmente, na conta", disse Renan Soares, assessor técnico da Piauí Prev.

A Piauí Prev orienta que os beneficiários com dificuldade de atualizar os dados, por meio do aplicativo, podem contar com a orientação dos servidores da instituição, via telefone ou WhatsApp ou até mesmo de forma presencial.

"A prova de vida e feita, exclusivamente, pelo aplicativo. Caso o segurado tenha problemas ele pode buscar ajudar junto a nossa equipe especializada, por meio do telefone (86) 99498-8195 e também pode se dirigir à sede a Piauí Prev. Mas deixando claro que lá na sede o procedimento também será feito por meio do aplicativo. O funcionário vai acessar a conta do segurado/beneficiário com a senha ele tem e o seu CPF e operacionalizar a prova de vida dele por meio do aplicativo", finalizou Renan Soares.

 

Adriana Magalhães e Bartolomeu Almeida
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais