Cidadeverde.com

Após destaque no Troféu Norte-Nordeste de atletismo, piauienses miram Jogos Universitários

Imprimir

Foto: Renato Andrade

O Piauí conquistou resultados expressivos no último Troféu Norte-Nordeste de Atletismo que aconteceu no último final de semana, em Pernambuco. No resultado geral, o estado ficou com a terceira colocação com destaque para o naipe feminino, que foi campeão. Entre os nomes que brilharam e subiram ao pódio estão – Augusto César, Franciele Cerqueira e Gabriela Fonseca.  Todos já estão em fase últimos ajustes mirando a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Brasília entre os dias 12 a 14 de junho. 

“Graças a deus esse ano deu tudo certo e conseguimos atingir o objetivo. Medalhar nas três provas que competi e é muito gratificando e estamos há três anos lutando por essas medalhas e agora conseguimos. Não conseguimos o real objetivo que era o Troféu Brasil, mas conseguimos melhorar nossas marcas”, pontuou Franciele Cerqueira, velocista dos 400m, 200m e 100m. 

Gabriela Fontenele voltou com cinco medalhas na bagagem e foi o grande destaque – três delas de ouro (200m/400m/4x100m), uma prata e um bronze, a atleta que chegou a abandonar as pistas por um bom tempo, agora volta as competições e dona de números expressivos. Franciele conquistou três medalhas – duas pratas e um bronze e Augusto subiu ao lugar mais alto na prova dos 400 metros. 

Augusto César

“A gente focou muito nessa competição desde o ano passado em que fomos vice-campeão e esse ano fui campeão. A união da equipe, interação entre treinador e atleta a questão da relação psicológica foi essencial”, frisou Augusto César. 

Um dos pontos chaves para as conquistas individuais de cada um deles foi o trabalho multidisciplinar, que esse ano ganhou o suporte de uma psicóloga e fez com que todos conseguissem bons desenhos nas pistas superando as dificuldades pessoais. 

“O Augusto nessa temporada em especifico teve uma baixa motivacional por questões pessoais. A Franciele foi diferente, pois ela passou três, quatro anos no ritmo e acontecia uma série de coisas sempre antes do Norte-Nordeste adoeceu, outra vez acidente de moto e outras lesões e esse ano ela estava hiper motivada. Fez trabalho com a psicóloga e tão tal que o resultado deles foi totalmente expressivo. A Gabriela retornou em 2020, passou cinco anos parada e sem cabeça para correr, mas também fez o trabalho psicológico para poder retomar as competições de alto nível”, explicou o técnico da F.A.C, Jefferson Silva. 

A seletiva Jub’s acontece no Distrito Federal entre os dias 12 e 14 de junho. Os atletas que conseguirem índice irão garantir vaga no Mundial que acontece na China. O Piauí terá mais de 10 representantes no atletismo. 
 

Jefferson Silva

 


Pâmella Maranhão
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais