Cidadeverde.com

Governo inaugura a 1ª unidade pública de AVC que vai reduzir sequelas da doença

Imprimir
  • avc_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_6.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • avc_7.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Atualizada às 9h30

Com objetivo de diminuir as mortes e sequelas ocasionadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) inaugurou nesta segunda-feira (12) a primeira unidade pública para tratamento especializado da doença, com uma equipe multiprofissional para aprender especificamente os pacientes.

Ao todo, serão 10 leitos que funcionam a partir de hoje no segundo andar do hospital. “Essa é a primeira unidade AVC do estado do Piauí, ou seja, é uma estrutura totalmente equipada e destinada exclusivamente para pacientes com Acidente Vascular Cerebral. A diferença é que antes, se o paciente precisasse se internar, iria para a UTI geral, agora além dela, tem agora a unidade específica para esse tipo de atendimento e composta por equipe multiprofissional que envolve neurologista, clínicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, ou seja, uma grande equipe disponível 24h, com isso se diminui a mortalidade e a morbidade, ou seja, diminui as sequelas. Esse é o tipo de patologia que quando mais rápido a equipe multidisciplinar atuar, menor será a mortalidade e sequelas”, afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

O superintendente disse que os pacientes serão redirecionados ao HGV pelas unidades de saúde. “Os pacientes em fase aguda continuam o atendimento como tinham. Vão para o pronto-socorro ou unidade de pronto atendimento, ou hospitais regionais e vão ser atendidos naquelas localidades e caso precise de internação e cuidados intensivos e aí vão ser referenciados”, explicou.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, afirmou que o local terá funcionamento de 24 horas. "Vai funcionar 24h para paciente com diagnóstico de AVC. Esse paciente vai ser transferido para o hospital o mais rápido possível, pois nesse caso, tempo é vida, e menos sequelas vai ter. São 10 leitos equipados com monitores, camas automáticas, bomba de fusão, ventilador mecânico, então o que se tem de mais moderno a gente está disponibilizando, além de equipe exclusiva para essa unidade", destacou.

Matéria original 

O Governo do Piauí inaugura nesta segunda-feira (12), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao todo, serão 10 leitos com uma equipe especializada para atender os pacientes vítimas de AVC. A solenidade de inauguração acontece às 8h.

A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o serviço beneficiará todo o Piauí. “Esse é mais um serviço que O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza para o HGV que vai beneficiar todo o estado”, destaca.

O coordenador da Linha de Cuidados do AVC no Estado, Romilto Pacheco, ressalta que é um momento histórico, pois será um espaço exclusivo dentro do maior hospital estadual, onde os pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado.

“Além disso, a capital contará com uma rede de apoio de outras unidades com o suporte de uma equipe multidisciplinar e tecnologias avançadas. Essa rede de apoio é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, explica o neurointervencionista.

Romilto acrescenta que os primeiros resultados nos hospitais regionais foram consolidados de forma positiva. “Em seis meses do início das Linhas de Cuidado, já foram atendidos 1.200 pacientes com AVC e Infarto Agudo do Miocardio (IAM) em todo o estado, sendo que 220 receberam o medicamento chamado trombolítico, que desentope o vaso da cabeça e do coração”, lembra.

O secretário de Saúde, Antonio Luiz, destaca o alto padrão dos serviços oferecidos pelo HGV. “Isso significa que teremos cada vez mais piauienses atendidos com o mais alto padrão de assistência, o que certamente resultará em redução de mortes e de sequelas”, afirma.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o Piauí segue avançando no tratamento de AVC.

“Estamos avançando a passos largos no tratamento do AVC em nosso estado e essa Unidade de AVC é um marco nessa jornada”, destaca.

 

Bárbara Rodrigues 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais