Cidadeverde.com

Piloto relata falha mecânica em avião que caiu em lagoa na zona Norte de Teresina

Imprimir
  • AVIÃO_1_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AVIÃO_1_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AVIÃO_1_(6).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AVIÃO_1_(5).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AVIÃO_1_(4).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AVIÃO_1_(3).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Atualizada às 10h

O Cidadeverde.com teve acesso a um áudio em que o piloto Johnny Francisco Alves dos Santos detalha os momentos que antecederam a queda de um avião de pequeno porte em uma lagoa no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. O acidente aconteceu na manhã deste domingo (11). 

No áudio, o piloto relata que uma falha no motor provocou o pouso forçado. 

“O motor falhou. Eu mudei de tanque, rápido, continuou falhando, voltei para o outro motor, falhou. Aí pronto, parou. Tentei reanimar ainda, não deu. Quando eu olhei pra baixo, meu amigo, era só casa. Olhei a minha direita, eu vi a lagoa e disse ‘é bem ali assim’. Dei uma puxadinha rápida, puxei o manche rápido, ganhei um pouco mais de atitude. Aí aproei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, e preparei o avião para o impacto. Na hora do impacto a asa direita bateu em uma árvore, o avião rodou e parou dentro da lagoa”, relatou o piloto no áudio.

 

Além de Johnny Francisco Alves, no avião também estava o soldado da Polícia Militar do Ceará, Marcelo Nogueira Ramos. Os dois tiveram apenas ferimentos leves. 

A aeronave, que saiu da cidade de Redenção, no Pará, caiu momentos antes de pousar no aeroporto de Teresina. O piloto ainda chegou a manter contato com a torre de controle antes do pouso forçado. 

O avião pertence ao empresário Tiago Junqueira, que atua no setor do agronegócio na região de Regeneração 

Investigação 

Dois profissionais do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) estiveram no local do acidente na manhã desta segunda-feira. 

Eles informaram que a perícia só deve ser realizada quando a aeronave for retirada, o que ainda não tem previsão, pois é um local de difícil acesso. Depois a aeronave será levada para um local que ainda será definido, onde a investigação vai apurar o que causou a pane.

Não existe um tempo de investigação definido, mas segundo os profissionais a perícia é importante para identificar se esse tipo de falha mecânica pode afetar outras aeronaves do mesmo modelo ou se foi em decorrência de outra situação.

O piloto também esteve no local, mas preferiu não falar com a imprensa. Ele apenas relatou que quando estava se aproximando do aeroporto de Teresina, vindo de Redenção do Pará, a aeronave deu uma pane mecânica. Para não cair nas casas da região, direcionou para um trecho com lagoa. Antes de cair ele bateu em algumas árvores. Ele e o passageiro conseguiram sair sem ferimentos.

Foto: Joelson Giordani/TV Cidade Verde

Segurança contratado 

O proprietário da aeronave  teve que contratar um segurança, após ser informado que algumas pessoas estavam querendo levar peças da aeronave que estão caídas no local.

Parte do local onde o avião caiu foi isolado para evitar que as pessoas se aproximem

 

Natanael Souza e Bárbara Rodrigues 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais