Cidadeverde.com

Uso abusivo de telas prejudica saúde de crianças, alerta médico

Imprimir

O uso abusivo de telas pode atrapalhar o desenvolvimento e prejudicar a saúde de crianças. O alerta é do médico neuropediatra Ricello Lima, que destaca que o acesso a dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, deve ser supervisionado de perto pelos pais.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o médico alertou que o uso excessivo de telas pode levar a problemas como perda de visão, dor de cabeça e distúrbios do sono. O especialista também destacou que as crianças podem apresentar problemas comportamentais, como agitação, inquietação, ansiedade e dificuldades de linguagem.

"Se o uso for prolongado e sem supervisão a gente pode ter várias consequências. Temos prejuízos que podem ser orgânicos, como perda de visão, dor de cabeça. A gente pode ter também problemas no sono. Outra coisa importante são os problemas comportamentais, a criança fica mais agitada, inquieta, podem ficar mais ansiosas e a gente pode ter uma piora dos atrasos de linguagem", disse.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O neuropediatra destacou ainda as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, que orienta que crianças menores de dois anos não devem utilizar telas em nenhum momento. Para crianças de dois a cinco anos, recomenda-se um tempo máximo de uma hora, supervisionado pelos pais. Já para crianças acima de seis anos, o período pode ser ampliado para até duas horas, também com supervisão.

O médico ressaltou ainda a importância da participação dos pais na criação dos filhos, evitando a terceirização do cuidado. Ele incentivou atividades como brincadeiras de roda, brincadeiras ao ar livre, cuidados com plantas e o uso de brinquedos educativos, que estimulam o desenvolvimento infantil.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais