Cidadeverde.com

Caminhão de lixo atropela cachorro e gari joga animal na caçamba

Imprimir

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente investiga a morte de um cachorro no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o caminhão da coleta de lixo atropelando o animal, que está deitado na rua. Logo em seguida um funcionário da empresa pega o cachorro, que estava agonizando, e joga dentro do compactador, que fica na caçamba do veículo.

Segundo o delegado Wilon Araújo, o crime aconteceu na manhã de ontem (14), nas proximidades da Avenida das Hortas. O delegado diz que teve acesso ao vídeo por meio das redes sociais e designou que uma equipe fosse até o local em busca de testemunhas e para colher outras imagens que tenham sido gravadas por câmeras na região. 

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Em princípio, o delegado disse se tratar de um crime de trânsito, mas que as investigações e as oitivas vão dizer se o atropelamento foi proposital ou não. 

"Vamos representar a empresa, para que ela apresente a equipe que estava de trabalho naquela região ontem. Vamos ouvi-los para tentar entender como tudo aconteceu. Já mandamos uma viatura até o local para apurar os fatos. Tiramos o dia todo, hoje, para fazer essa investigação", explicou o delegado.

Para o delegado, o vídeo é claro, e mostra que houve o crime de maus-tratos. "Agora vamos investigar se culposo ou doloso. Se o animal tiver morrido, cada integrante da equipe vai responder por sua participação, pois houve quem atropelou e quem jogou o animal no compactador", explicou Wilon Araújo. 

A protetora de animais, Raissa Araújo, buscou a delegacia para registrar a queixa. "Fui marcada nesse vídeo, por volta de 1h, repostei no meu perfil. E, hoje, vim aqui prestar queixa, para que a delegacia posa investigar", disse a protetora.

Segundo o delegado Wilon Araújo a pena para o crime de mais tratos a animais vaira de 2 a 5 anos de prisão. 

O delegado Wilon Araújo explica que no caso de atropelamento de um animal existe um protocolo a ser cumprido. "Quando se atropela um animal é preciso chamar o Batalhão de Policiamento Ambiental para recolher o animal, e verificar em que circunstâncias se deu o atropelamento. Não se pode simplesmente pegar o animal e jogar em um moedor de carne, como vemos ali no vídeo. Essa não é na conduta apropriada", alerta o delegado.

A prefeitura de Teresina se manifestou através de nota, em que repudia o ocorrido: 

A Prefeitura de Teresina expressa seu repúdio ao atropelamento de um cachorro pelo caminhão que realiza a limpeza pública da cidade.

O fato ocorreu na rua e foi flagrado por câmeras de segurança, durante o serviço de coleta de lixo e não houve socorro ao animal.

A Prefeitura é totalmente contrária a qualquer tipo de maus tratos contra os animais, crime previsto em lei.

A empresa responsável pelo serviço de coleta não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto para um posicionamento. 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais