Cidadeverde.com

Avião que caiu em campo de futebol é desmontado e passará por perícia

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_09_47_30.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_09_47_32.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_09_47_33.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_10_03_51.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_10_03_51_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_10_03_52.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-06-15_at_10_03_52_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

O avião monomotor que caiu no campo do Bariri, na zona Norte de Teresina, na última segunda-feira, começou a ser desmontado para ser retirado do local. 

Para o transporte da aeronave, as asas serão retiradas e o charuto, parte onde os passageiros e tripulação viajam, ficará livre. Um caminhão vai içar a estrutura e colocar no reboque, para que seja transportado até uma oficina na zona Leste de Teresina, onde os técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) vão realizar a perícia. 

De acordo com Lucas Tadeu, irmão do piloto Arcedino Concesso, que está acompanhando a desmontagem, a estrutura da aeronave também vai ser avaliada por mecânicos especializados. 

"O SERIPA vai periciar apenas o motor, o restante da estrutura passará por uma avaliação, para verificar a viabilidade de consertar ou não a aeronave. Ainda não definimos o que será feito, tudo vai depender dos custos", explicou. 

Ontem (14), o combustível foi retirado das asas. Nesta quinta-feira, uma equipe especializada está demontando a aeronave. 

De acordo com o irmão do piloto, o SERIPA esteve ontem no local do acidente e retirou amostra do combustível para a investigação sobre as causas do acidente. 

Lucas Tadeu explicou ainda que esse tipo de procedimento gera relatório para todas as entidades envolvidas na aviação civil. "Até a empresa fabricante recebe uma cópia, pois quem sabe exista algo que pode ser melhorado no projeto da aeronave", explicou. 

A expectativa é que a desmontagem seja encerrada ainda hoje e a aeronave seja retirada do campo de futebol. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Estado de saúde da família 

Lucas Tadeu disse ainda que toda a família está bem. "Passaram por cirurgia e estão se recuperando bem", afirmou. 

"Recebemos muitas doações, mais que o necessário para a realização das cirurgias. Nossa família está vivendo um milagre. Esse acidente poderia ter custado a vida de toda uma família, mas graças a Deus, e a habilidade do meu irmão, estão todos bem, e vão ficar cada vez melhor", disse Lucas. 

O acidente 

Um avião monomotor realizou um pouso de emergência na manhã da última segunda-feira (12) no campo do Bariri, Vila Operária, zona Norte de Teresina.

Cinco pessoas ficaram feridas. O piloto e sua família. Eles estavam vindo de Fortaleza (CE) com destino ao Tocantins.

Segundo apurou a TV Cidade Verde, o avião abasteceu no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, e quando estava decolando apresentou problemas mecânicos. A aeronave, de prefixo PT-RHJ, é do modelo Embraeer 711, conhecido como "Corisco". 


Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais