Cidadeverde.com

Hospital Infantil amplia exame de tomografia para toda a rede SUS do Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

O Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) expandiu a oferta de exames de tomografia computadorizada para toda a rede SUS do Piauí. Antes, apenas crianças e adolescentes atendidos no hospital tinham acesso ao procedimento. A unidade de saúde dispõe de equipamento de última geração para diagnóstico por imagem.

“Em junho de 2023, por meio de convênio com a Fundação Municipal de Saúde, o HILP passa a ofertar a maioria dos exames de tomografia computadorizada para pacientes ambulatoriais em todo o Estado do Piauí, contribuindo para uma melhora no diagnóstico médico a nível ambulatorial da população pediátrica”, informa o diretor geral do Hilp, Ribamar Bandeira.

No Hilp são oferecidos os seguintes tipos de tomografia: crânio, mastóide, seios da face, pescoço, tórax, abdome, pelve, bacia, articular, entre outros. Os exames em nível ambulatorial precisam ser agendados previamente. Caso o paciente já tenha feito alguma tomografia, é recomendável levá-la ao hospital para comparação.

“É por meio dela que se descobre, por exemplo, tumores, lesões ou fraturas. Isso traz facilidade para o diagnóstico do paciente, com identificação correta do local acometido e cirurgias menos invasivas”, afirma o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

Só este ano, o Hilp já realizou mais de 1000 exames. “E esperamos aumentar o quantitativo mensal com o início da oferta de exames em nível ambulatorial após o convênio com a FMS”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

A tomografia computadorizada é indispensável para a resolução de diversos quadros clínicos. “Priorizamos a qualidade no atendimento, com um tomógrafo de última geração e precisão milimétrica para atender toda a rede”, informa Ribamar Bandeira.

O médico radiologista, Tadeu Silveira, explica que o exame de tomografia computadorizada é um procedimento não invasivo, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves.

“É um exame mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de várias partes do corpo, diagnosticando diversas patologias, sendo fundamental para a assistência médica do HILP, que é o hospital de referência terciária para população pediátrica do Piauí. É o único hospital público do estado que também oferta exames de raio-x e radiologia contrastada em nível ambulatorial para crianças e adolescentes”, afirma o médico.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais