Cidadeverde.com

Picos registra 53 denúncias de agressão contra idosos no 1° semestre de 2023

Imprimir

Foto: TV Cidade Verde Picos

No primeiro semestre de 2023, Picos registrou 53 denúncias de agressões contra pessoas idosas. Esses dados foram divulgados pelo presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Zacarias Teixeira. 

“Em Picos ainda não temos uma sede, um telefônico fixo para estar atendendo, as pessoas acabam utilizando o meu número pessoal e Disque 100. Em 2022, foram contabilizadas 81 denúncias de agressões contra idosos. Comparado com esse ano, a redução do quantitativo não indica uma diminuição, mas sim que as pessoas estão denunciando menos por falta de estrutura”, destacou o presidente.

Em caso de presenciar uma pessoa idosa sofrendo violência, a população pode acionar o Disque 100, bem como o contato (89) 9 9988-4719 e registrar Boletim de Ocorrência.

No estado do Piauí, foram contabilizadas quase 3.800 denúncias de agressão contra pessoas idosas, e em Picos, houve uma subnotificação dos casos alarmantes, com apenas 53 violações registradas oficialmente. É importante destacar que a maioria dessas violações ocorre dentro do ambiente familiar, sendo a violência patrimonial uma das mais frequentes, já que muitas famílias dependem financeiramente dos idosos.

Os agressores que cometem violência contra os idosos estão sujeitos a penas que incluem reclusão e multas, variando de acordo com o tipo de violação praticada. O Estatuto do Idoso prevê, por exemplo, reclusão de 1 a 3 anos e multa para aqueles que praticarem violência contra idosos, podendo chegar a 4 anos em casos de violação patrimonial. Caso a violência seja cometida por um responsável pelo cuidado do idoso, a pena pode ser aumentada em mais de um terço.

A data de 15 de junho foi oficialmente instituída pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Segundo a OMS, as violações contra os idosos prejudicam sua integridade física e emocional, além de anular seu papel social na sociedade.

 

Por Edielson (estagiário)

redaçãocidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais