Cidadeverde.com

Governo vai contratar 230 mil moradias em 2023, diz Jader Filho

Imprimir

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse neste sábado (17), que o Governo Federal vai contratar, em 2023, a construção de mais 230 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no país. O anúncio foi feito na cerimônia de entrega de 222 moradias do Residencial Angelin, em Abaetetuba (PA).

Estas vão beneficiar 888 pessoas que se enquadram na Faixa 1 do programa e que têm renda mensal bruta de até R$ 2.640,00. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou da cerimônia.

A meta do MCMV é contratar dois milhões de unidades habitacionais até o final de 2026. De acordo com Lula, "as novas casas vão ter coisas adicionadas. Os apartamentos vão ter uma sacada. O conjunto habitacional vai ter biblioteca, para que as pessoas aprendam a ler, e a metragem será um pouco maior do que os 33 m² que era no primeiro projeto. Agora, as casas vão ter 41 m², no mínimo, e vamos fazer casa também para as pessoas que ganham um salário de classe média, porque as pessoas que ganham mais também têm o direito de ter uma casa para morar".

No Pará, o Ministério das Cidades autorizou em 2023 a retomada da construção de 1.048 moradias. São 1.008 no Residencial Viver Outeiro, em Belém, 40 no Residencial Sonho Meu, em Barcarena, e 300 no Residencial Cidade Verde, em Cacoal (RO).

O governo prevê entregar 1.494 unidades habitacionais nos próximos 90 dias, na região Norte: 1 mil no Residencial Miracema - Módulo III e IV, em Macapá, e 272 no Residencial Porto Belo 1, em Porto Velho.

"Quando chegamos ao ministério, nós encontramos 186 mil unidades habitacionais contratadas. Dessas, 83 mil estavam paralisadas. Este condomínio aqui [em Abaetetuba] foi contratado pela presidenta Dilma em 2012. Tem dez anos que este condomínio não havia sido entregue. Essa obra estava parada", afirmou Jader Filho no evento deste sábado.

Ainda de acordo com ele, o govero precisa "retomar todas as obras". "As pessoas que moram de aluguel têm pressa. As pessoas que moram em situação de rua têm pressa. As pessoas que moram em área de risco também, e nós não podemos deixar nenhuma obra paralisada".

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais