Cidadeverde.com

Governo do Estado avança na finalização da linha de praia

Imprimir

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), finaliza a nova proposta de demilitação da linha de praia no litoral piauiense, com encaminhamentos e recomendações, visando sua revalidação. O trabalho foi iniciado em 2018 e precisou ser interrompido durante a pandemia da Covid-19. Em maio de 2023, o projeto foi retomado, tendo sido concluído em 7 de junho, a partir de uma série de pesquisas com equipamentos de alta tecnologia e uso de drones.

A ação foi realizada nas quatro cidades que possuem faixa de praia no litoral do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A nova demarcação traz uma maior clareza sobre as áreas que podem ou não ser usadas por empreendimentos imobiliários e turísticos no litoral, além de evitar ocupações indevidas nas praias.

A primeira delimitação de linha de praia foi realizada em 1999 e o Piauí é o primeiro estado a realizar o trabalho de demarcação de linha de praia e propor novas atualizações no país.

Os Auditores Fiscais Ambientais, Felipe Gomes, Tânia Nolleto e Waneska Maria, e o Técnico em geoprocessamento do Centro de Geotecnologias (CGEO), Marco Aurélio Lira, integram a equipe da Semarh responsável pela execução do trabalho. Para a realização da ação, a equipe contou ainda com o apoio do professor Érico Gomes, doutor em Geologia, do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, explicou que os estudos foram finalizados a pedido da Superintendência do Patrimônio da União do Piauí (SPU-PI). “Iremos entregar o relatório técnico da nova linha de praia do litoral do Piauí para a SPU, para o Judiciário e ao Ministério Público, com participação de toda comunidade das cidades do litoral piauiense”, frisou o secretário.

A partir do recebimento de todo o material coletado, a SPU realizará a homologação da nova linha de praia do litoral piauiense.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais