Cidadeverde.com

Piauiense resgatado ficou 31 horas em alto mar; mulher relata a emoção de reencontrá-lo

Imprimir

Foto: Alan Pedro/Folhapress

Um piauiense da cidade de Luís Correia é um dos sobreviventes do naufrágio do barco pesqueiro em Santa Catarina, na noite de sexta-feira (16). 

A embarcação partiu de Itajaí com oito tripulantes. Cerca de 40 km de Garopaba, no Sul de Florianópolis o barco naufragou em alto mar.  

Djalma dos Santos Silva, 34 anos, é o piauiense que foi resgatado após mais de 31 horas em alto mar, em uma pequena balsa inflável. 

“A pior coisa era a incerteza”, relata Katrine Pereira Santos, 34 anos, mulher do piauiense Djalma dos Santos Silva, que ficou 31 horas desaparecido em alto mar após naufrágio.  

Katrine Pereira e Djalma dos Santos saíram de Luís Correia, no litoral do Piauí, há 10 anos, em busca de melhoria de vida. Eles moram em Navegantes, em Santa Catarina. Ela contou como ele está após o trauma do naufrágio. 

“Fisicamente ele está bem, só muito abalado, muito triste devido o desaparecimento pelos dois últimos tripulantes. Eles estavam juntos e os dois tinha afundado. Ele está feliz, porque nasceu novamente”, disse Katrine que mora em Navegantes, Santa Catarina, com Djalma e três filhos.

O marido estava prestando depoimento na Marinha, na manhã de hoje, e ela conversou com o portal Cidadeverde.com relatado os últimos momentos e a emoção de reencontrá-lo.

Ouça relato da  mulher do Djalma: 


“Ele relatava que quando aconteceu o naufrágio, na primeira onda os três amigos no desespero pularam na água sem colete e os cinco ficaram no barco”.

Ela disse que, ano passado, o marido fez um curso para tirar carteira e pilotar barco, que inclui aulas de salva vidas, e isso teria ajudado no controle para não entrar em desespero e ajudar os colegas. 

Segundo Katrine, a boia salva vidas só foi acionado após o naufrágio e por pouco eles ficaram sem embarcação de emergência. Para evitar falta de alimentação, os sobreviventes tiveram que racionar comida.  

Djalma contou para a mulher a dificuldade de sinalização para pedido de socorro, devido a força das ondas e ventanias.

Katrine contou também que soube do naufrágio por um amigo na sexta à noite.

“Foi um alívio muito grande quando soube que eles tinham sido encontrados. Chorei muito. Agora é pedi a Deus pra passar esse trauma, ele está muito sentido por causa dos colegas e pode-se dizer que ele nasceu de novo, não foi fácil, não sei nem explicar os momentos que a gente passou. A pior coisa foi a incerteza. Pedia a Deus: ‘senhor, se aconteceu o pior pelo menos me dê o corpo dele. Muitos que acontece isso o corpo não volta”, lembra Katrine. 

Redação Portal Verde · Esposa de piauiense que sobreviveu a naufrágio em SC fala sobre o acidente

Fotos: arquivo pessoal

O naufrágio

A Marinha do Brasil resgatou no fim da tarde deste domingo, 18, o sexto sobrevivente de uma embarcação que naufragou no litoral sul de Santa Catarina na sexta-feira, 16, após a passagem de um ciclone extratropical pela costa catarinense e do Rio Grande do Sul. O resgate ocorre um dia após outros cinco tripulantes terem sido encontrados em um bote salva-vidas. Duas pessoas seguem desaparecidas.

O sexto sobrevivente, segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi localizado à deriva em busca realizada por um helicóptero da Marinha.

Ainda segundo os bombeiros, o pescador foi levado para o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, onde recebeu atendimento médico.

Posteriormente, foi conduzido por uma unidade do Samu para o Hospital Governador Celso Ramos, localizado no centro de Florianópolis (SC).

O barco pesqueiro Safadi Seif naufragou na costa do litoral sul de Santa Catarina na sexta-feira. A última localização confirmada da embarcação antes do incidente foi a aproximadamente 160 quilômetros da costa.

A Marinha do Brasil revelou neste domingo (18) a identidade dos cinco sobreviventes resgatados após o naufrágio da embarcação pesqueira BP Safadi Seif, que ocorreu próximo à cidade de Garopaba, no Litoral Sul. Em uma coletiva de imprensa, as autoridades informaram que a busca pelos outros tripulantes continua em andamento.

Até o momento, foram encontrados cinco dos oito tripulantes: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva. A Marinha divulgou que os sobreviventes foram resgatados por volta das 22h de sábado (17). 

Aguarde mais informações 

Yala Sena (com informações do Estadão Conteúdo)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais