Cidadeverde.com

Piauí Pop segue com inscrições abertas para ciclo de palestras gratuitas

Imprimir

O Festival Tem Futuro é um ambiente para palestras, discussões e rodas de conversa entre o público, gestores, empreendedores e a comunidade, abordando assuntos que fazem a diferença no futuro de Teresina, do Piauí e do planeta. O Tem Futuro acontece durante o Piauí Pop, de 4 a 8 de julho, sendo as palestras entre os dias 4 e 6 na sede da  FIEPI e o Ideathon de 6 a 8 no Teresina Shopping. 

Com o tema “Os desafios  e o impacto da indústria criativa na nova economia”, o festival sugere mudanças de posturas que ressaltam a originalidade, a criatividade e a inovação para minimizar problemas que afetam todos os setores. 

De acordo com último mapeamento da indústria criativa realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro/FIRJAN, publicado em 2022, são 13 segmentos distribuídos em 4 áreas criativas: Tecnologia, Consumo, Mídias e Cultura. O mapeamento mostra ainda que o impacto da indústria criativa na chamada economia real foi de R$ 217,4 bilhões, o que corresponde a 2,9 do PIB Nacional, no período de 2017 a 2020. 

O evento ‘Os desafios e o impacto da Industria Criativa na nova economia” busca demonstrar a nova realidade e trazer a perspectiva das futuras profissões sob a ótica do mundo moderno, os desafios do futuro do planeta, dos futuros possíveis e suas lideranças. 

Serão tardes de imersão em rodas de conversa e palestras para compartilhar experiências e levar conhecimento sobre tendências profissionais, habilidades necessárias e comportamento da nova sociedade.

A programação das atividades é :

Dia 04 de julho

Horário: 14h30 às 16h00 - Mesa redonda
Tema: O Futuro do Planeta
• Sérgio Margulis, pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e da WayCarbon
• Cintia Bartz, superintendente do CEPRO (Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí)
• Mediadora: Monique Menezes

Horário: 16h30 às 18h00 - Mesa redonda
Tema: Liderança do Futuro
• Lígia Zotine, pesquisadora de Futuros Saudáveis, Fundadora do Voicers
• Alê Santos, roteirista, escritor de ficção, finalista do CCXP Awards, 50 mais criativos pela Wired Festial, podcaster
• Mediadora: Maia Veloso

Dia 05 de julho

Horário: 14h30 às 15h30 - Palestra
Tema: O Futuro das Profissões
• Michelle Schneider, fala sobre as profissões do futuro, e aborda a evolução do mercado e de trabalho e as mudanças que a tecnologia trouxe e trará nos próximos anos

Horário: 16h00 às 17h30  - Mesa redonda
Tema: O Futuro das Profissões
• Ricardo Fantinelli, mestre em tecnologia e gestão da inovação
• José Bringel Filho, pos doctor em ciência da computação pela Evry-Val-d’Essone University 
• Mediadora: Bárbara Johas

Dia 06 de julho 

Horário: 14h30 às 15h30 - Mesa redonda
Tema: Recortes do Rock no Brasil
• Paulo Baron, é o fundador e CEO da produtora Top Link Music, uma das principais empresas de agenciamento e promoção de shows e turnês no Brasil.
• Rafael Bittencourt, único integrante remanescente da formação original do Angra, é guitarrista, produtor musical e host do canal Amplifica, no YouTube
• Mediador: Tiago Peixoto 

Horário: 16h00 às 17h30  - Palestra
Tema: É impossível esquecer o que vivi
• Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquíni Cavadão e autor do livro É Impossível Esquecer o que Vivi


O acesso as palestras é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar basta fazer a inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/evento/tem-futuro-piaui-pop/2032735

De 6 a 8 de julho será realizado o Ideathon, um desafio de produção de ideias entre 60 alunos de universidades e cursos técnicos de instituições públicas e privadas em busca da construção de uma cidade melhor. Eles estarão divididos em 10 grupos de 6 estudantes e tem três dias para criar um projeto. 

A solução apresentada pelo grupo deverá considerar uma ou mais dessas temáticas: ecossistemas de inovação, empreendedorismo, economia criativa, inovação social, diversidade, turismo, mobilidade urbana, redução de emissão de gases CO2.

As três melhores propostas compartilham 30 mil reais em cursos profissionalizantes. Esse evento será no Espaço S do Teresina Shopping. As inscrições são pelo formulário https://forms.gle/zeYAKpGg8BUVhePW6

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais