Cidadeverde.com

Salipi vai homenagear Fontes Ibiapina em 2010

A edição deste ano marcou o Salão do Livro do Piauí – Salipi. Além de quatro convidados internacionais, pela primeira vez o evento saiu do Centro de Convenções e foi até a Praça Pedro II. Durante o encerramento, que aconteceu neste domingo, 14, com shows de Patrícia Mellodi e Rita Ribeiro, a equipe organizadora revelou o homenageado de 2010: Fontes Ibiapina.
 

O autor, nascido em Picos, na zona rural, em junho de 1921, assinou em torno de 30 títulos, como “Crendices, Superstições e Curiosidades Verídicas no Piauí”.

Agradecendo aos apoiadores e colaboradores do Salão, todos os organizadores subiram ao palco e receberam uma salva de palmas. “Estamos cansados, mas muito felizes com o resultado deste ano. Ao todo foram 35 palestras, atividades de 8 da manhã até às 10h da noite; além disso realizamos um desejo antigo, que era o de levar o Salipi até a praça, com toda a sua simbologia”, frisou Nilson Ferreira, um dos organizadores do Salão.

“Dizer que foi um sucesso absoluto é até lugar comum. O Salão conquistou o primeiro lugar como opção cultural do povo, e acredito que haverá resistência dos expositores e do público caso fique decidido que iremos voltar ao Centro de Convenções”, afirmou o professor Luiz Romero, organizador do evento.

Ele destacou ainda que, de acordo com a pesquisa feita pela Fundação Dom Quixote, 95% dos entrevistados aprovou a realização do evento na praça; assim como os livreiros, cuja maioria também foi favorável a mudança.

Ainda segundo Romero, a expectativa é a de que, se o Salipi permanecer na Praça Pedro II, toda sua extensão seja utilizada. “Dessa vez ficamos apenas com uma parte dela, mas vemos que há tanto interesse como atividades que possam ocupá-la por completo.

Após os agradecimentos, subiu ao palco Patrícia Mellodi, que emocionou o público ao cantar músicas autorais e de grandes nomes piauienses como Torquato Neto, sempre as entrelaçando com pequenas anedotas. Para encerrar a noite, a maranhense Rita Ribeiro não economizou seu vozeirão, e animou o teatro - que estava lotado - com um repertório variado, que foi de Zeca Baleiro a Madonna.

Agora, findo os sete dias de efervescência cultural, basta esperar o próximo ano, que certamente virá cheio de surpresas. 

 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: