Cidadeverde.com

Projeto aposta no uso sustentável dos rios Poti e Parnaíba para esporte e turismo em Teresina

Imprimir

Fotos: Adrenaphotos

Mais de 120 embarcações a remo participaram da segunda edição do Desafio Teresina entre Rios, realizada neste domingo no Parnaíba. O projeto tem como objetivo estimular e defender ações de preservação dos rios que cortam Teresina, além de estimular a prática do esporte a remo e o turismo de base comunitária, envolvendo especialmente os pescadores do Rio Poti.

“Queremos levar o teresense para ocupar os rios, vivenciar essa experiência incrível de ver a nossa cidade sob outros ângulos, com paisagens incríveis, e fazer com que todos se tornem defensores dos rios”, destacou o diretor do evento, Luciano Uchoa.

O projeto Desafio Teresina entre Rios dura quatro meses e inclui também a capacitação de pescadores do Rio Poti em noções de primeiros socorros. Uma das propostas dos organizadores é que eles possam oferecer passeios, de forma segura.

Fisioterapeuta Michele Silva

Muita gente que entrou na água com um caiaque promete marcar presença no próximo desafio e quer convencer outras pessoas a fazerem o mesmo. “A gente tem dois rios lindos, passa por eles quase todos os dias e não aproveita, não cuida. Tenho até planos de comprar um caiaque porque eu me identifiquei mesmo com essa atividade", conta a fisioterapeuta Michele Silva, que remou pela primeira vez há um ano, no evento do ano passado.

Um dos participantes do Desafio Teresina entre foi o canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, de 61 anos. Ele remou os 8 mil quilômetros da costa brasileira, do Oiapoque ao Chuí, em um caiaque. “Em nenhum dos lugares onde estive vi um evento com essa proposta de reunir esporte e cultura. Muito interessante e acho que a tendência é crescer ainda mais, atrair mais pessoas”, destacou.

As embarcações percorreram 19 quilômetros entre a Marina Solarium, bairro Angelim, zona Sul da capital e o Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, na zona Norte. No local, foram organizadas várias apresentações musicais e de Bumba Meu Boi.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais