Cidadeverde.com

Junho Laranja: Conscientização sobre Prevenção de Queimaduras e Riscos Elétricos

Imprimir

Junho é o mês dedicado para a campanha Nacional de Luta contra Queimaduras, a campanha busca conscientizar a população sobre prevenção de queimaduras. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) tem como objetivo alertar a população e as autoridades sobre os riscos e traumas decorrentes de acidentes elétricos. O slogan da campanha é "Não se choque. Eletricidade queima".

A escolha desse tema se baseia nos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, divulgado pelo Ministério da Saúde, que evidenciaram a necessidade de ações incisivas para reduzir as taxas de acidentes elétricos. No período de 2015 a 2020, foram registrados 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil, sendo que a eletricidade foi responsável por 9.117 desses casos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos.

?Além disso, 70% dos óbitos por queimadura elétrica ocorreram no momento do acidente, e esse tipo de acidente pode resultar em sequelas graves. A faixa etária mais afetada é entre 20 e 59 anos, e a atividade produtiva ou laboral, em particular a construção civil informal, desempenha um papel significativo nesses acidentes.

Por Edielson Mota
[email protected]
 

 



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais