Cidadeverde.com

Ronda Cidadão será retomado em novo formato e nas áreas mais violentas de Teresina

Imprimir

Foto: divulgação Governo do Estado

Programa semelhante ao Ronda Cidadão, que se baseia na filosofia de Polícia Comunitária, será retomado em novo formato no Piauí. Em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com, o secretário estadual Segurança Pública, Chico Lucas, classificou o projeto- implantado anteriomente em 2010- com uma experiência exitosa e anunciou o lançamento para setembro.

"O Ronda Cidadão foi uma experiência exitosa e vamos aperfeiçoá-lo. É uma mudança que passa até mesmo por questões de gênero, por isso, vamos mudar de Ronda Cidadão para Patrulha Cidadã. Isso está sendo conduzido pelo coronel Scheiwann, que é o comandante da PM, e pelo nosso diretor de Polícia Comunitária, que é o coronel Renato Alves", disse o secretário. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Chico Lucas antecipou que a Patrulha Cidadã será implantada em áreas consideradas mais violentas e citou, por exemplo, regiões como Vila Dagmar Mazza, o residencial Dilma Rousseff e o bairro São Joaquim. 

"Estamos estudando, mas vamos lançar em setembro quando recebermos as viaturas novas. A Patrulha Cidadã vai ficar nos locais mais violentos de Teresina que terão o policiamento normal  e mais esse extra. Isso será implantado só em algumas vilas, principalmente. A gente tem todos os locais mapeados e vamos apresentar à sociedade esses lugares e os horários", disse Lucas. 

O programa Ronda Cidadão, da Polícia Militar do Piauí, foi implantado inicialmente em Teresina, em 2010. Fundamentados na filosofia de Polícia Comunitária, os PMs realizavam visitas comunitárias dentro de um quadrante determinado, contando com viatura equipada com celular embarcado para acionamento mais rápido, em caso de ocorrências. O programa- inspirado no projeto Ronda do Quarteirão de Fortaleza, no Ceará- foi extinto em 2015.

 

O Cidadeverde.com apurou que, no novo formato, a cidade será dividida em quatro regiões, que passarão a contar com o patrulhamento ostensivo, por meio de viaturas e motos. Um dos objetivos é aproximar a Polícia Militar da população para inibir crimes e reforçar a sensação de segurança. O  policiamento especializado e dos batalhões de área será mantido. 

A implantação do projeto deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias e acontece após a formação de 1.100 novos soldados e a promoção inédita de 2.171 policiais, sendo 198 oficiais e 1.973 praças.


Yala Sena e Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais