Cidadeverde.com

Prazo de inscrições no Prouni inicia hoje (27)

Imprimir

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu seu prazo de inscrições para o segundo semestre nesta terça-feira, (27). Os interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 30 de junho para realizar suas inscrições, que devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A divulgação do resultado da primeira chamada está programada para o dia 4 de julho, enquanto a segunda chamada será anunciada em 24 de julho. Caso os candidatos não sejam selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece uma nova oportunidade por meio da lista de espera. Para isso, os candidatos deverão manifestar interesse nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação da lista de espera será feita em 18 de agosto.

Imagens: Agência Brasil

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, tanto integrais como parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para se inscrever no programa, o candidato deve ter participado da edição de 2021 ou 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é necessário não ter zerado na redação e não ter participado do Enem como treineiro, ou seja, quando a participação é feita para fins de autoavaliação por estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio.

O Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni.

Para ter direito à bolsa integral, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

por Edielson Mota

Com informações da Agência Brasil

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais