Cidadeverde.com

Jovem de 21 anos morre após contrair meningite bacteriana

Imprimir

Uma jovem de 21 anos faleceu por meningite bacteriana em Lagoa do Sul, localizada a cerca de 80km de Picos, na região de Valença. A morte chamou a atenção para a importância dos cuidados na prevenção da doença.

A Secretaria de Saúde do município divulgou uma nota de pesar em relação ao falecimento da jovem, que estava internada no Hospital Regional Justino Luz e não resistiu às complicações da doença. A meningite bacteriana é uma doença contagiosa, e várias ações foram realizadas conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa para lidar com o ocorrido.

A nota também informou que várias pessoas que tiveram contato com a paciente infectada estão sendo monitoradas e avaliadas pela equipe de saúde municipal. No estado do Piauí, foram notificados 89 casos de meningite, dos quais 59 foram confirmados até o início de junho. Dois casos foram confirmados como meningite meningocócica e seis como meningite bacteriana.

Dentre os casos notificados, 31 foram classificados como não especificados. Em 2022, foram notificados 167 casos de meningite no estado, dos quais 126 foram confirmados. Além disso, foram confirmados dois casos de meningite viral e 23 de meningite bacteriana, com mais de 60 casos não especificados.

A meningite pode causar sequelas graves e até levar à morte. É importante conhecer os detalhes sobre o que causa essa doença e as formas de prevenção. Em Picos, segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, há vacinas disponíveis para o público em geral, que podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde mediante apresentação do cartão do SUS e documento com foto.

por Edielson Mota
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais