Cidadeverde.com

Potó: saiba como tratar as queimaduras causadas por esse inseto

Imprimir

 

 

Potó é um pequeno inseto que pode causar grandes estragos. Ele aparece nos períodos mais quentes do ano e esse visitante não é nada bem-vindo nas casas dos piauienses. 

De acordo com especialistas, o potó aparece geralmente durante à noite e, ao ser esmagado, libera uma substância que causa uma lesão na pele, principalmente em partes do corpo que ficam mais expostas.

O tipo de dermatite que esse inseto causa é chamada de pederismo e parece com uma 'chicotada'.  Para tratar a queimadura, a médica dermatologista Iluska Dias, indica inicialmente lavar o local afetado com água e sabão e, em seguida, aplicar alguma pomada a base de corticóide.

"O ideial é que a pessoa vá ao médico para fazer um dignóstico diferencial porque nós temos algumas lesões parecidas, então essas doenças podem ser semelhantes a dermatite de contato, uma herpes simples e até uma fitofotodermatose que pode ser alguma fruta que teve contato com a pele e causou essa queimadura. Então, diante de uma queimadura de potó a orientação é que lave bastante com água e sabão e se tiver algum pomada em casa (a base de corticóide) também é preferível ser usada", explica a dermatologista.


Como evitar

O biólogo José Ribamar orienta que quando uma pessoa sentir a presença do potó em contato com a pele o melhor a fazer é espantar o inseto. 

"Se ele estiver em sua pele, você deve rertirá-lo com muito cuidado para não esfregá-lo. O modo simples de você retirar é pegar uma folha de papel e fazer com que o inseto suba nela. O potó não pica, não mija na pele das pessoas. O perigo está em ele ser esmagado porque as substâncias do corpo dele é que vão causar queimaduras", explica o especialista.

Para evitar o aparecimento do potó, a principal recomendação é que se fechem as janelas ao anoitecer e evite acender as luzes dos ambientes.

 


Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais