Cidadeverde.com

Mortes por AVC entre jovens aumentam quase 70% nos últimos três anos no Piauí

Imprimir

Dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC) apontam que nos últimos três anos, houve um aumento de quase 70% nas mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre jovens de até 19 anos no Piauí

De acordo com o levantamento, 1.584 pessoas morreram em decorrência de AVC em 2019, já em 2022, foram 1.776 casos, um aumento de 12%. Do total de mortes ocorridas em 2019, 46 foram de pessoas de até 19 anos e em 2022, o número subiu para 78, representando um crescimento de 69,86%.

O neurocirurgião, Benjamin Vale, explica porque o AVC vem atingindo mais jovens ao longo dos anos.

“O Acidente Vascular Cerebral ele vai acometer qualquer faixa etária da vida. Ele é mais na população da idade adulta pelo número de doenças crônicas que são surgindo, mas engana-se quem imagina que o AVC é só doença de idoso e os jovens tem muitas doenças que tem na juventude, às vezes é uma mal formação da artéria venosa que você nasce com ele, você tem uma dissecção de carótida, que é uma cultura da parede da artéria que pode formar trombo e jogar para o cérebro, isso representa em torno de quase 20% dos Acidentes Vasculares nos jovens”, disse o médico.

Para evitar maiores complicações, a pessoa que sofre o AVC precisa procurar atendimento médico com rapidez. Na última semana, o Hospital Getúlio Vargas anunciou a implantação de uma área para tratar esses casos e já conta com dez leitos e uma equipe multiprofissional.

O médico Benjamin Vale destaca também as medidas preventivas que podem reduzir as chances da pessoa entrar para as estatísticas das vítimas de AVC.

“Eu solicito encarecidamente à população, cuide do seu maior bem que você tem que é a saúde. Tenha uma alimentação saudável, faça atividade física regular, evite o estresse e sorria. Então vamos cuidar da nossa saúde”, reforça o neurocirurgião.

 

Com informações de Francisco José (TV Cidade Verde) 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais