Cidadeverde.com

Inscrições para o Prouni encerram hoje: mais de 270 mil bolsas disponíveis

Imprimir

Hoje, dia 30, é o último dia para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2023. Os candidatos interessados em concorrer às bolsas de estudo devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Ministério da Educação informou que estão sendo disponibilizadas um total de 276.566 bolsas, das quais 215.530 são bolsas integrais e 61.036 são bolsas parciais, em cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica. O Prouni oferece oportunidades de bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas, sendo possível obter bolsas integrais ou parciais, correspondendo a 50% do valor do curso.

Para participar do programa, os candidatos devem atender a alguns requisitos. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 ou 2022, obtendo pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é imprescindível não ter zerado a nota da redação e não ter realizado o Enem como treineiro, ou seja, como estudante que realiza a prova antes de concluir o ensino médio, apenas para autoavaliação.

O critério utilizado pelo Ministério da Educação para a classificação e pré-seleção no Prouni é a edição do Enem em que o candidato obteve o melhor desempenho. As condições de renda familiar também são determinantes para a obtenção das bolsas. Para ter direito a uma bolsa integral, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Desde o dia 1º de maio, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320.



por Edielson Mota

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: