Cidadeverde.com

Carretinha da Saúde inicia atendimentos; Bom Jesus é primeira cidade a receber o serviço

Imprimir

A Carretinha da Saúde, uma das ações do Projeto Pactos pelas Crianças, inicia os atendimentos ao público nesta segunda-feira (03). A cidade que primeiro receberá a ação é Bom Jesus, localizada a 603 Km de Teresina. Ainda nesta semana, no dia 4, a segunda unidade da carretinha iniciará os atendimentos no município de Luís Correia, na região Norte do estado.

A carretinha vai atender crianças de 0 a 6 anos. As consultas são agendadas pelo município e devem beneficiar 267 pacientes em Bom Jesus, até o dia 7 de julho. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h e de 14h às 18h. A carretinha está estacionada na Praça da Catedral, no centro de Bom Jeseus.

Entre os serviços oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os odontológicos e oftalmológicos. O veículo dispõe ainda de consultas e exames audiométricos, realizados por fonoaudiólogos.

Isis Beatriz Costa, fonoaudióloga que vai atuar na carretinha, fala da importância do diagnóstico precoce de eventuais problemas auditivos.

"O serviço de triagem auditiva é importante para detectar problemas auditivos de forma precoce e evitar que eles interfiram no desenvolvimento da linguagem", afirma.

Os profissionais que vão atuar na Carretinha da Saúde, em Bom Jesus, embarcaram neste domingo (02).

Foto: CCOM

No sábado, o serviço foi lançado oficialmente em Bom Jesus pelo governador Rafael Fonteles; o secretário de saúde Antonio Luiz, e os superintendentes Dirceu Campêlo e Leila Santos.

Para a região da Chapada das Mangabeiras, o serviço beneficiará 21 municípios com uma expectativa de mais de 5.700 crianças atendidas.

 

Pacto pelas Crianças

A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

“Estamos iniciando um serviço de grande importância para a saúde, que vai mudar a vida de nossas crianças”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Os municípios são responsáveis por mobilizar e deslocar as crianças até os locais de atendimento. Após o diagnóstico, dependendo de cada caso, a criança será encaminhada para exames mais específicos ou para o recebimento de óculos de grau.

"A saúde avança cada vez mais pelo interior do estado. Estamos descentralizando serviços e levando uma melhor qualidade de vida às pessoas, em especial nossas crianças", afirmou o secretário.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais