Cidadeverde.com

Abertas as Inscrições para o Fies 2023: Confira as Informações e Cronograma

Imprimir


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao ano de 2023 terão início hoje (4). Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado no dia 11, também pelo Portal Único de Acesso. O processo seletivo será composto por chamada única e lista de espera, e as inscrições vão até esta sexta-feira (07).

O cronograma das etapas é o seguinte: as inscrições ocorrerão de 4 a 7 de julho, o resultado será divulgado em 11 de julho, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única será realizada de 12 a 14 de julho, a convocação por meio da lista de espera acontecerá de 18 de julho a 29 de agosto, e a complementação da inscrição postergada para o segundo semestre ocorrerá de 14 a 16 de julho.

Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010. Além disso, os interessados devem ter obtido uma média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos. No momento da inscrição, o candidato deve informar no sistema o número do CPF, e-mail pessoal válido, nomes dos membros familiares, CPF de cada membro com idade igual ou superior a 14 anos, data de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

Durante o período de inscrição, os candidatos poderão alterar a opção de grupo de preferência e efetuar o cancelamento. A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada entre as três opções escolhidas de curso, turno, local de oferta e instituição, conforme previsto na Lei nº 10.260/2001.

No caso de notas idênticas obtidas pelos candidatos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: maior nota obtida na redação, maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias, maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

por Edielson Mota

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais