Cidadeverde.com

Cadela é resgata de residência após vizinha gravar agressões com pauladas

Imprimir

 

Uma cadela com glaucoma foi resgatada nessa terça-feira (04), após sofrer maus-tratos em uma residência no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

As agressões a pauladas chegaram a ser filmadas pela vizinha da antiga tutora, que denunciou o caso. Agora, a cadela já possui um novo lar.

De acordo com o delegado Wilon Araújo, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), as equipes policiais, juntamente com uma perita criminal, foram até o local para constatar a denúncia.

Segundo Wilon Araújo, como não houve flagrante no momento da diligência, foi aberto um inquérito a partir das gravações feitas pela vizinha. A ex-tutora deve responder por maus-tratos.

“Como a gravação foi sábado, fizemos um inquérito por portaria e a mulher via responder pelo crime de maus-tratos. Foi feita perícia no animal, no local que estava sendo criada, ela não tinha lesões e o local não era insalubre, mas a cachorra esboçava receio e medo da tutora”, explicou o delegado.

Após ser resgatada, a cadela ficou sob a tutela da protetora de animais Raíssa Rocha. O animal precisará passar por um cirurgia nos olhos para tratar o glaucoma.  

Foto: Reprodução/OAB-PI 

Já a vizinha, que também é cuidadora de animais, relatou que as agressões contra a cadela ocorriam como forma da antiga tutora provocá-la.  

"Começou porque eu tive uma desavença com ela e ela sabia que eu era protetora e começou a agredir a cachorra para me atingir. A cachorra que eu ajudei a cuidar e a procurar tratamento", disse a mulher. 

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que irá acompanhar o inquérito do caso para que a ex-tutora seja responsabilizada.

“Logo depois ela poderá fazer isso com outro animal. Estaremos acompanhando o caso para evitar impunidade”, acrescentou a presidente da CPDA, advogada Dárcia Alencar.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais