Cidadeverde.com

Nova superintendente do Ibama defende rigor técnico e reestruturação do órgão

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_57_25.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_57_25_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_57_26.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_58_58.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_58_59.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_09_59_00.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-10_at_10_04_15.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

 

A advogada Thays Paiva de Almendra Freitas Pires tomou posse na manhã desta segunda-feira (10) como nova superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O ato aconteceu na sede do órgão em Teresina e contou com a presença do deputado federal Flávio Nogueira Júnior (PT) que foi quem fez a indicação à ministra Marina Silva (Rede). 

Thays Paiva destacou que a prioridade número um para o órgão no Piauí, meta repassada pelo diretor nacional Rodrigo Augustinho que veio à sede na semana passada, foi a proteção do meio-ambiente. Para ela, as políticas-públicas de desenvolvimento devem ser aplicadas com “rigor técnico”. 

Ela disse estar comprometida com a meta repassada por Marina Silva de “desmatamento zero”. Em entrevista ao portal Cidadeverde.com, ela avaliou que é possível conciliar as políticas-públicas em favor do meio ambiente com o desenvolvimento necessário ao agronegócio. 

“Replicando uma fala da própria ministra de que ser ambientalista, ser a favor da proteção do meio ambiente, não é ser contra o desenvolvimento, muito pelo contrário, o que o ministério preza é um desenvolvimento sustentável, que atenda as demandas do presente e do futuro que terão que encontrar uma biodiversidade presente é um ecossistema preservado. Então, esse desenvolvimento será tratado pelo ministério, executando as políticas do Ibama, respeitando a ciência e o rigor técnico”, disse. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A advogada também defendeu a reestruturação do Ibama. Segundo ela, a estrutura que encontrou no órgão está “muito aquém” da importância do órgão. Ela acrescentou que solicitou novos fiscais para o estado, dos 280 classificados, que devem ser nomeados do último concurso realizado pela pasta. 

“O maior desafio hoje, a nível regional e federal, é essa reestruturação do órgão, essa adequação da estrutura que é muito aquém do necessário. Logo houve a nossa nomeação houve a visita do Rodrigo Agostinho, que é o diretor nacional e ele já pontuou que o meio ambiente está no topo de prioridades desse governo e que devem ser implementadas políticas robustas para o meio ambiente”, disse. 

A superintendência no Piauí foi uma das primeiras do Ibama a ter a nomeação efetivada. Flávio Nogueira destacou a importância da superintendência no estado, bem como o que espera da indicação que fez. 

“Tive a preocupação de fazer a indicação de uma pessoa que realmente tivesse a capacidade de fazer essas políticas. A doutora Thays é uma advogada, que conheço há muito tempo, e precisamos de uma pessoa que possa estar arbitrando nessa questão de conflitos de terras que possa ter. Temos que estar sempre preocupado e olhando o desenvolvimento agrícola, queremos um equilíbrio entre a agricultura familiar e o agronegócio”, declarou. 

Anteriormente, a pasta no estado estava sob o comando do advogado San Martin Coqueiro Linhares. A indicação era da ex-deputada federal Margarete Coelho (PP).  Na época, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou os nomes que comandavam as superintendências regionais de 21 estados do país.

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais