Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina contesta dados e quer recontagem do Censo do IBGE

Imprimir

O secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, informou nesta segunda-feira (10) que a Prefeitura de Teresina irá solicitar a recontagem do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em entrevista ao Jornal do Piauí, o gestor afirmou que além da capital, outras cidades piauienses questionam a pesquisa censitária. 

“Não só teresina. No estado do piauí vários outros municípios questionam a contagem feita pelo IBGE. A nível nacional, pelo menos 700 municípios já manifestaram essa contrariedade, inclusive isso foi objeto de uma manifestação da Confederação Nacional dos Municípios, no sentido de que houvesse uma recontagem”, disse Saldanha. 

Segundo o secretário, o encaminhamento das entidades municipalistas é que a recontagem aconteça em 2025, por conta de supostas falhas na atuação dos técnicos do IBGE para a realização do levantamento populacional. “Acabou deixando de entrar em várias localidades, principalmente nas zonas periféricas onde o acesso é mais difícil”, pontuou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A contestação leva em conta o impacto que o Censo do IBGE trouxe para as contas públicas de Teresina, após o Contas da União (TCU) baixar o índice da capital no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 4,0. A estimativa da equipe financeira é que o prejuízo da decisão ultrapasse os R$ 300 milhões anuais na arrecadação. 

“Acreditamos que esse valor poderá chegar a casa de R$ 28 milhões ao mês. Isso gera sem dúvida toda uma situação de preocupação, porque estamos trabalhando dentro de um cenário de receitas e partir do momento que essa questão da aplicabilidade dos novos índice de referência para os municípios cria essa dificuldade de redução, temos que fazer o ajuste necessário para garantir que os serviços prioritários sejam garantidos“, concluiu Saldanha. 

IBGE se manifesta

A Superintendência Estadual do IBGE no Piauí divulgou uma nota esclarecimento onde nega que tenha ocorrido alguma falha no Censo Demográfico realizado pelo institutoe e informou que Teresina não teve uma redução na população, mas sim um aumento de 52.070 habitantes, pois a cidade atingiu 866.300 habitantes, que é um crescimento de 6,39%, em relação ao Censo Demográfico realizado no ano de 2010, quando havia registrado uma população de 814.230 pessoas.

 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais