Cidadeverde.com

No Dia da Saúde Ocular, especialista destaca a importância de cuidar dos olhos

Imprimir

A falta de atenção com os olhos pode acarretar problemas de saúde crônicos e até cegueira irreversível. Hábitos como coçar, trocar os óculos sem orientação médica e o excesso de tempo de tela causam doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas. No Dia da Saúde Ocular, comemorado hoje, 10 de julho, e lembrado ao longo de todo o mês de julho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), orienta sobre a importância de prevenir doenças relacionadas aos olhos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. As principais causas de baixa visão são os erros refrativos, conhecidos popularmente por “grau de óculos” (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, retinopatia diabética, doença macular relacionada à idade e glaucoma. A falta de cuidado com a saúde ocular pode levar à perda visual irreversível em alguns casos. A principal recomendação é a consulta frequente com o médico oftalmologista, que é o profissional capacitado para cuidar da saúde ocular da população. 

O médico oftalmologista e chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI, Ênio Vieira, fala sobre a atuação da especialidade. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o médico oftalmologista não faz somente a receita de óculos e a manutenção do grau necessário nas lentes. A oftalmologia é uma especialidade médica responsável por cuidar da saúde dos olhos, pálpebras e cílios, detectando e tratando os mais diversos tipos de patologias que acometem a visão”, alerta o especialista. 

Ele destaca, ainda, a importância de fazer o acompanhamento médico. “O grande objetivo de visitar este especialista é, portanto, prevenir essas doenças, principalmente as que causam a perda progressiva da visão e que podem, muitas vezes, levar o paciente à cegueira. O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como: a miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe; a hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto; o astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens”, explica Ênio Vieira.

Para Ênio Vieira, as idas periódicas ao oftalmologista favorecem a saúde dos olhos. “Se você é diabético ou hipertenso, já deve conhecer a importância de ir ao oftalmologista. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão. Você tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma — doenças de progressão lenta e que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa. Fazer consultas periódicas com um oftalmologista é a única maneira de prevenir, diagnosticar e tratar doenças oculares”, destaca.  

Atenção para as crianças

Em crianças, o cuidado com a saúde ocular é fundamental, uma vez que doenças que acometem os olhos nos primeiros anos de vida podem gerar sequelas visuais irreversíveis. Ele deve começar ao nascimento, nas maternidades, com a utilização de métodos para prevenir a conjuntivite neonatal, além da realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), que busca o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, a exemplo da catarata congênita, do glaucoma congênito e do retinoblastoma. 

Crianças prematuras merecem atenção especial devido ao risco de desenvolverem uma doença chamada retinopatia da prematuridade. Após a avaliação na maternidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam realizados exames semestrais até os dois anos de idade, e, depois dessa idade, anuais. 

Outro problema importante na saúde ocular infantil é o aumento crescente da miopia relacionada principalmente a fatores ambientais, como o uso excessivo de tela. A miopia, quando em graus elevados, associa-se não apenas ao uso de óculos, mas também ao risco de alterações retinianas. Além do prejuízo visual, o uso de telas também leva a problemas comportamentais devido ao prejuízo na interação da criança com o ambiente, prejudicando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.

Problemas na terceira idade

A catarata senil acontece normalmente em pacientes acima de 60 anos, levando ao embaçamento visual e dificultando as atividades diárias do paciente. Uma avaliação oftalmológica anual identifica a condição, e seu tratamento é cirúrgico. Traumas oculares, diabetes, uso de corticoides e infecções intraoculares podem antecipar o seu surgimento. 

Outra doença ocular relevante é o glaucoma, que pode ser diagnosticado em qualquer idade, inclusive em idosos. Sintomas como baixa da acuidade visual (aptidão do olho para perceber forma e contorno) ou perda de campo visual podem significar um glaucoma em estágio avançado. No entanto, a ausência de sintomas não deve atrasar a consulta anual de rotina.

A avaliação oftalmológica é essencial por ser uma doença geralmente silenciosa. A consulta com oftalmologista anualmente permite o diagnóstico precoce dessa condição e seu controle, com colírios, ou, em alguns casos, cirurgia.

Como prevenir

Além das medidas já citadas, é importante realizar o controle da glicemia e da pressão intraocular, pois a alteração desses fatores está relacionada a doenças como a retinopatia diabética e o glaucoma, respectivamente. 

O uso de óculos de proteção para atividades de risco para trauma ocular, lentes com proteção ultravioleta, além do não compartilhamento de maquiagens, são algumas importantes medidas para manutenção da saúde ocular. O uso de lentes de contato em banhos de rios, mar ou piscina deve ser evitado pelo risco elevado de infecções oculares graves.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais