Cidadeverde.com

Sesapi vai implantar Lacens em cidades do interior do Piauí e descentralizar serviços

Imprimir

Fotos: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nessa quarta-feira (12) que vai implantar quatro Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), nas cidades de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Floriano. As obras serão realizadas por meio do Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária que também contempla a reforma dos laboratórios de Teresina e Piripiri.

De acordo com a Sesapi, serão investidos R$ 20,8 milhões de recursos do tesouro estadual e de operação de crédito junto ao Banco Mundial para as obras. 

“Um dos principais benefícios dessa descentralização é o acesso facilitado da população a esses serviços de saúde. Com os laboratórios mais próximos das comunidades, os moradores terão acesso a resultados de exames de forma mais rápida. Isso é especialmente importante no caso das doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chicungunya, cujo diagnóstico precoce é importante para o tratamento adequado e para evitar a propagação dessas enfermidades”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Entre os exames realizados no Lacen estão análise da qualidade de água para consumo humano, diagnóstico das arboviroses como dengue, zika e chicungunya, e doenças negligenciadas como malária, chagas e leishmaniose.

“A análise da qualidade de água para consumo humano nos municípios é essencial para garantir a segurança e a saúde da população. Com a descentralização será possível realizar mais testes nas fontes de água e nos sistemas de abastecimento, reduzindo os riscos de contaminação e assegurando que a água consumida esteja em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos”, ressalta o diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, estes investimentos, através Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária, serão essenciais para o fortalecimento dos serviços de saúde municipais.

“Com a descentralização do laboratório central, os municípios poderão desenvolver ações interventoras para benefício público e especial. Isso promoverá a autonomia dos municípios, reduzindo a dependência de estruturas centralizadas e permitindo uma resposta mais ágil e eficiente às necessidades de saúde da população local”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais