Cidadeverde.com

Alerta vermelho: ciclone extratropical causa estragos no Sul do país

Imprimir

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu "alerta vermelho" - equivalente a grande perigo - para o ciclone extratropical que passa sobre o Sul do país. A previsão é de que fortes temporais atinjam a região esta quinta-feira (13).

Diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já contabilizam os estragos provocados pelas chuva e ventania dos últimos dias.

Em Vera Cruz, a 160 quilômetros de Porto Alegre, o temporal de granizo levou pânico aos moradores e danificou mais de 3 mil casas. Foram cerca de 15 minutos de precipitação de pedras de gelo, de até 10 centímetros, que cobriram ruas e perfuraram telhados.

O barulho assustou a população da cidade. "Tiro, assim, pá pá. Pensei: mas o que é isso? Pedra desse tamanho assim. Aí quando voltamos para dentro de casa, então, já estava chovendo para tudo que é lado, para dentro, e molhando as coisas", lembra o aposentado Hari Pastor Blank.

Durante toda a quarta-feira (12), a Prefeitura de Vera Cruz distribuiu mais de 100 mil metros de lona. Como a procura foi muito grande, os estoques de todas as lojas da cidade acabaram. Pelo menos cinco cidades vizinhas enviaram doações de material para ajudar a população.

Sobradinho, da região central do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência depois que o granizo atingiu mais de 2 mil moradias.

Na casa do diarista Cristiano, a cozinha, único local seco da casa, acabou virando o quarto da filha. "Dormir a gente não dorme, né? Tem que ficar esperto, porque tem bastante criança. Eles se assustam. Acordaram assustados hoje de manhã ainda, com o barulho das pedras em cima da casa", ele conta.

Em Palmeiras das Missões, ventos de mais de 90 quilômetros por hora tombaram um caminhão. A formação do ciclone levou temporais a várias regiões do Sul do país.

No Aeroporto Internacional de Florianópolis, um avirão derrapou por conta da pista molhada. O pneu da aeronave formou um buraco no asfalto. Ninguém ficou ferido. O aeroporto ficou fechado durante todo o dia e não há previsão para reabertura.

As aulas foram suspensas em todo o estado, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. Na região metropolitana de Porto Alegre, prefeituras estão a postos para socorrer moradores.

À medida que o ciclone avança para o oceano, vai ganhando força. A meteorologia alerta para ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais