Cidadeverde.com

Tiro que matou idosa no Dirceu pode ter saído da arma de policial, diz Baretta

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

Atualizada às 11h15

O tiro que matou a idosa Maria de Jesus Sousa, 67 anos, na noite desta quinta-feira (13) na zona Sudeste de Teresina pode ter partido da arma de um policial civil. A informação foi confirmada pelo coordenador do DHPP, delegado Francisco Baretta, que destacou que o policial se apresentou ainda na noite de ontem na Central de Flagrantes.

A idosa foi atingida por um tiro no tórax e morreu na Unidade de Pronto Atendimento do Renascença (UPA).

Segundo o delegado Baretta, dois homens em uma moto abordaram o policial civil na rua e anunciaram o assalto, por volta de 19h30.

"A vítima estava na porta de casa conversando com alguns parentes, como já era costume, e aconteceu uma tentativa de assalto nas imediações. Dois homens, em uma moto, atentaram contra uma pessoa, um homem, que ia passando. Essa pessoa reagiu e efetuou um disparo. Infelizmente o disparo veio a atingir essa senhora, que levada para a UPA do bairro, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito ", explicou Baretta. 

De acordo com o coordenador  da DHPP, o policial civil se apresentou na Central de Flagrantes ainda ontem (13) e entregou a arma para que fosse realizada a perícia. "Nós já estamos com o homem identificado, trata-se de um policial civil, que se apresentou imediatamente a Central de Flagrantes, e já foi ouvido. Hoje, o delegado Geral, Luccy Keiko, determinou que fosse feito um apuratório com todo rigor. Também vamos verificar se esse policial agiu dentro da excludente de ilicitude, da legítima defesa, se teve excesso culposo e, também, vamos colher o projétil do cadáver para que seja feita uma microcomparação balística para saber se o disparo saiu da arma dele mesmo", disse o coordenador do DHPP.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Questionado sobre a ocorrência de tiroteio no local do crime, o delegado Barêtta falou em disparo único. "Houve um disparo efetuado por esse policial em direção aos bandidos, não sabemos se houve uma troca de tiros ou se outra pessoa tenha efetuado um disparo que tenha atingido a vítima.Já dei o despacho e será instaurado o inquérito policial, os exames periciais serão realizados, e também a coleta de oitiva de outras pessoas", afirmou o delegado. 

Baretta também explicou que nas imediações existem câmeras de segurança que serão períciadas para entender a dinâmica do crime. "Nas imediações tem câmera de segurança, que muito vão ajudar a explicar a dinâmica do fato", finalizou Francisco Baretta.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O caso 

Uma idosa de 67 anos   morreu após ser atingida com uma bala perdida durante uma troca de tiros em assalto realizado na noite de quinta-feira (13) no Parque Itararé, na zona Sudeste de Teresina. Maria de Jesus Sousa ainda chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Renascença (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu na Rua Cinco, por volta das 19h30, quando uma dupla de motoqueiros foi assaltar uma pessoa e acabou ocorrendo uma troca de tiros.

“As informações que foram colhidas no local foram de que essa dupla de motoqueiros foi assaltar um transeunte, e alguém que estava lá reagiu, não sabemos quem, e então acabou ocorrendo uma troca de tiros”, informou o subtenente Paz, do 8º BPM.

Um dos tiros acabou atingindo a idosa que estava em frente a sua residência. “Ela estava sentada na calçada, e um dos tiros atingiu ela, mas não sabemos precisar de quem partiu esse tiro. Moradores socorreram ela e levaram para a UPA [Unidade de Pronto-Atendimento], mas acabou falecendo”, disse o subtenente.

A vítima foi atingida com um tiro no tórax. Os suspeitos pelo assalto fugiram. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai ficar responsável pela investigação.

 

Adriana Magalhães e Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais