Cidadeverde.com

Confira 12 alimentos que ajudam a fortalecer as unhas

Imprimir

Foto: Freepik

Cuidar da alimentação é fundamental para promover a saúde das unhas. Assim como outros tecidos do corpo, elas precisam de nutrientes adequados para crescerem fortes, saudáveis e com boa aparência. Logo, uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, minerais e proteínas é essencial para fortalecer as unhas e prevenir problemas como fragilidade, descamação e quebra.

A seguir, veja alguns alimentos que favorecem a saúde das unhas!

1. Ovos

Ricos em proteínas, biotina e ácidos graxos ômega 3, os ovos promovem o crescimento e a saúde das unhas, ajudando a prevenir a fragilidade e o enfraquecimento.

“A quantidade [de consumo de ovo] varia de acordo com a idade. Mas, de uma forma geral, adultos saudáveis podem consumir de 3 a 4 unidades na semana, intercalando com o consumo de outras proteínas, como aves, carnes e peixes. Para quem faz controle de colesterol, deve apenas ficar atento para não exceder o total de colesterol do dia”, alerta a nutricionista Gabriela Marcelino.

2. Salmão

Fonte de ácidos graxos ômega 3, o salmão ajuda a hidratar as unhas, tornando-as menos suscetíveis à quebra e rachaduras. Além disso, contribui para a saúde das cutículas.

3. Nozes

Com alta concentração de biotina, vitamina E e ácidos graxos ômega 3, as nozes são benéficas para a saúde e o fortalecimento das unhas, reduzindo a fragilidade e melhorando sua aparência. Segundo a nutricionista Daniela Medeiro, consumir oleaginosas cruas ou torradas é o mais recomendado.

4. Espinafre

Rico em ferro, vitamina E, vitamina C e folato, o espinafre auxilia na circulação sanguínea e fornece nutrientes essenciais para o crescimento saudável das unhas. Além disso, conforme explica a nutricionista Helouse Odebrecht, os alimentos verde-escuros evitam a fadiga, a anemia e previnem a hipertensão por serem a melhor fonte de magnésio, mineral importante na vascularização.

5. Abacate

Fonte de vitamina E, biotina e ácidos graxos saudáveis, o abacate nutre e fortalece as unhas, ajudando a prevenir o ressecamento e a quebra.

6. Feijões

Ricos em biotina, ferro e proteínas, os feijões são alimentos que estimulam o crescimento das unhas, aumentando sua resistência e promovendo sua saúde.

7. Tomate

Contendo biotina, vitamina C e licopeno, o tomate auxilia na produção de queratina, proteína essencial para a formação das unhas, e contribui para a saúde das cutículas.

8. Cenoura

Com betacaroteno e vitaminas A e C, a cenoura fortalece as unhas e melhora sua aparência, deixando-as menos suscetíveis a quebras e descamações.

10. Frutas cítricas

Laranjas, limões e kiwis são ricos em vitamina C, que fortalece as unhas ao promover a produção de colágeno, contribuindo para sua resistência e saúde geral.

11. Sementes de chia

Fonte de ácidos graxos ômega 3, proteínas e minerais, como cálcio e zinco, as sementes de chia promovem a saúde das unhas, fortalecendo-as e prevenindo a quebra. “A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa”, diz a nutricionista Roseli Rossi.

12. Iogurte

Rico em proteínas, cálcio e biotina, o iogurte contribui para a saúde das unhas, fornecendo nutrientes essenciais para sua estrutura e crescimento.

 

Fonte: Estadao Conteúdo 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais