Cidadeverde.com

Concurso para Polícia Penal deve ofertar 600 vagas, diz secretário

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O concurso para a Polícia Penal do Piauí deve ofertar 600 vagas, 300 para ingresso imediato e 300 para cadastro de reserva. A solicitação foi enviada pela Secretaria de Justiça ao governador Rafael Fonteles (PT). A expectativa é que o certame seja lançado nos próximos meses. 

De acordo com o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, o novo concurso vai ajudar a recompor os quadros de servidores que atuam nos presídios do Estado, já que 292 policiais penais já estão aptos para requer aposentadoria. 

"Há uma grande necessidade de pessoal na Sejus. Temos hoje uma cidade de pessoas presas. Temos 6 mil homens e mulheres sob grades. A atividade de movimentar essas pessoas para audiência de instrução processual, para sala de aula, para atividades de trabalho demanda muita mão de obra dos policiais penais", destacou Carlos Augusto.

O secretário avaliou ainda que o número de policiais penais é insuficiente para operar o Sistema Prisional do Piauí. "Nós temos um número de policiais penais insuficientes para lidar com mais de 6 mil homens e mulheres cumprindo pena no estado do Piauí", confirmou.

A decisão final sobre o concurso será do governador Rafael Fonteles. "O governador nos deu essa garantia, porque nós temos essa necessidade, estamos aguardando pelo governador. A última palavra é dele. Ele deve anunciar o concurso em breve, porque o Estado não tem outra opção a não ser realizar concurso", disse o secretário.

O secretário, também, chamou atenção para o crescimento da população carcerária. Em seis meses, mais de 600 pessoas foram enviadas ao sistema prisional. "Temos que nos preparar inclusive para o crescimento da população carcerária, que é fruto da a política forte de Segurança do Estado. Recebemos o sistema carcerário com 5.400 presos e estamos com 6034 pessoas, um acréscimo de mais de 600 pessoas em seis meses", enfatizou. 

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais