Cidadeverde.com

Teresina atinge mais de 3 mil casos confirmados de dengue, diz FMS

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A cidade de Teresina atingiu 3.029 mil casos de dengue neste ano de 2023, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, de 17 de julho.

Os dados foram coletados pela equipe técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da FMS até o período de 14 de julho deste ano. Segundo a fundação, ocorreu um decréscimo de 29% dos casos se comparados com a semana anterior.

Agora a cidade tem 3.029 casos confirmados, sendo que são 4.266 casos notificados. Não existem mortes pela doença. Em ao 2022, Teresina teve mais de 16 mil casos confirmados de dengue e 11 mortes durante todo o ano.

A Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, tem 1.584 casos confirmados, com 2.075 notificações e dois óbitos confirmados.

O Zika Vírus segue com cinco casos confirmados e 29 notificações da doença. Nenhuma morte foi registrada pela doença.

 
Cuidados para evitar o mosquito
 
Atente-se aos vasos de plantas
  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água
  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta
  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
Higienize recipientes que armazenam água
  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
Tenha cuidado com o lixo
  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual
  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais