Cidadeverde.com

Moradores fazem apelo e pedem ajuda contra queimada em Coronel José Dias

Imprimir

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Moradores da comunidade Malhada da Areia, na zona rural do município de Coronel José Dias, a 522 km de Teresina, estão usando as redes sociais para fazer um apelo para que seja controlada a queimada que atinge a região.

Ao Cidadeverde.com, o morador Hernandes da Costa, que mora perto do local e tem ajudado na região, afirmou que o incêndio se iniciou na última sexta-feira (14), e que o grande problema é que eles conseguem controlar o fogo, mas logo depois ele retorna.

“Esse fogo começou na sexta-feira a tarde e foi só aumentando. No sábado pediram ajuda, mas o problema é que o tempo está muito quente e seco, também está ventando muito. Ninguém consegue atuar de dia, mas quando chega a noite conseguimos controlar e acabar com o fogo, só que quando chega o dia, solta uma faísca e aí continua, e já queimou muita coisa”, informou.

Nas redes sociais está circulando uma mensagem onde os moradores pedem ajuda, inclusive com a disponibilização de carros pipas, pois o fogo tem se alastrado e ameaça atingir as casas dos moradores.

“Não foi queimada nenhuma propriedade e nem roças que ficam na margem do rio Piauí, mas se encontra muito próximo. Graças a Deus, não se precisou tirar nenhuma família, mas o pessoal lá, está passando sufoco demais, pois a gente consegue apagar o fogo, mas de dia volta tudo de novo. Lá não é brincadeira, estive hoje até 1h da madrugada. Queremos apoio e recursos, porque as propriedades são perto uma da outra, e se chegar lá vai atingir muitas pessoas”, destacou.

Hernandes da Costa disse que a comunidade fica a cerca de 20 km da zona urbana e é de difícil acesso. “O acesso é ruim de carro, as estradas estão meio apagadas, mas não conseguimos apoio de ninguém para ir de trator até lá, então estamos trabalhando de forma manual, mas a gente não dá conta. Não temos nem ideia do quanto já foi destruído. Gostaria de pedir ajuda e apoio de reforço, pois trabalhando braçalmente a gente já cansou, todo mundo cansou. Lá é um lugar ruim de acesso, tem muitos grotões, tem veredas, a gente trabalha o dia e a noite. Hoje mesmo a gente está com uma parte de ombro estirado, sem coragem de trabalhar, de enfrentar tudo de novo”, afirmou.

Brigadistas atuam no local

O brigadista Rogério dos Santos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Parque da Serra da Capivara, informou que no momento a situação está controlada e que foram 10 brigadistas para o local. 

“Os moradores falaram que observaram esse fogo no sábado, que era muito longe, aí quando foi na terça-feira, que ele se aproximou da localidade Malhada. Eles começaram a juntar os moradores, os amigos, começaram a combater, e a gente foi para lá na terça-feira. Foram dois dias em seguida e hoje saímos. Ficou tudo controlado. Lá é uma área que não tem Wi-Fi então ainda não sabemos informação de fogo, mas eu acho que tá controlado”, disse Rogério.

Foto enviada ao Cidadeverde.com

 

Prefeitura destaca apoio

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Nonato, informou ao Cidadeverde.com que a prefeitura de Coronel José Dias está prestando apoio aos moradores da região. Ele disse que para conter o fogo houve apoio da brigada do ICMBIO do Parque Serra da Capivara, da população e do Corpo de Bombeiros.

“A prefeitura deu apoio com suprimentos e carros. O pessoal da assistência social também foi ao local levando cestas básicas e falaram que está sob controle, mas as condições climáticas estão horríveis. A comunidade fica na divisa com o município de Dom Inocêncio”, explicou.

Ainda não se sabe o total da área atingida pelo incêndio.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais