Cidadeverde.com

FestLuso acontece em agosto e traz espetáculos de Portugal e de países africanos

Imprimir

Fotos: Ascom

 

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega a sua 13ª edição com espetáculos em homenagem ao teatro português com produções lusitanas, de países africanos e do Brasil. 

De 21 a 27 de agosto, o evento que reúne apresentações teatrais e outras manifestações artísticas e culturais, também terá espetáculos inéditos, com entrada franca ao público. Este ano, os organizadores também fazem uma homenagem especial ao teatro português, com a apresentação de cinco produções lusitanas.

Além de Portugal, o FestLuso terá apresentações de Moçambique e de Cabo Verde, ambos países africanos, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e de Pernambuco. 

Uma das atrações será a premiada peça paulista “Macacos”, interpretada por Clayton Nascimento, da Cia do Sal. A apresentação será no último dia do evento, 27, no Sesc Cajuína, às 19 horas.

Dos grupos estrangeiros, o FestLuso apresenta nesta 13ª edição os espetáculos portugueses “À mesa (Last Supper), de Nelson Monforte Studio Theatre, com apresentação no dia 23 de agosto no Theatro 4 de Setembro.

Nos dias 24 e 25, também no 4 de Setembro, os espetáculos “Transgressões”, de Hoald Hoffmann, da companhia Teatro Extremo  e “Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho”, pelo Loup Solitaire, de Lisboa, respectivamente. 

No Sesc Cajuína, dois espetáculos: no dia 23, “Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” de Camões – Versão de Itinerância”, do grupo Musgo Produção Cultural, e no dia 26, “Saaraci, o Últmo Gafanhoto do Deserto, pela companhia Saaraci Coletivo Teatral, de Cabo Verde/ Portugal / Brasil. De Moçambique, o espetáculo “O Roubo e os Gênios”, da Companhia de Teatro Hopangalatana.

De grupos brasileiros, o FestLuso traz também o espetáculo “Levando a vida no cabelo”, por Maria da Penha, do Rio de Janeiro, a se apresentar no Memorial Esperança Garcia, no dia 22 de agosto. 

O espetáculo “Café com queijo”, do Lume Teatro, de São Paulo, a acontecerá no Theatro 4 de Setembro, no dia 26; “Sabbath da Brixa”, de Samuel Alvis /Dqtf, de Teresina, no dia 24, no Sesc Cajuína, e “O Portal Encantado” - Teatro para Bebês, pelo Cia Dragão, de São Paulo, no Sesc Cajuína, no dia 27.

O Programa Formativo desta edição traz no dia 23, no Memorial Esperança Garcia, o tema “O Teatro e sua possibilidade”, tendo como ministrante Mariah da Penha.

Nos dias 21 a 26, no Club dos Diários, a Oficina Antropofágica de Teatro “Embora seja loucura tem seu método”, com o ministrante Pascoal da Conceição.  No dia 26, acontece a Festa da Lusofonia, no Espaço Casa Soraya Guimarães, na zona leste de Teresina, com muita música e momento de confraternização dos artistas convidados e o público convidado. Importante destacar que em toda a programação, a entrada será gratuita, mas o público poderá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Mesa Brasil, programa do Sesc. 

O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Produção: Navilouca Produções.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais