Cidadeverde.com

Atitudes que podem melhorar a sua saúde mental e bem-estar

Imprimir

Foto: Freepik


A saúde mental está diretamente ligada ao bem-estar, de modo que é extremamente necessário adotar algumas atitudes para melhorar de vida.

As pessoas geralmente se preocupam mais com a saúde física e acabam esquecendo a saúde mental. Todavia, sabemos que a saúde mental é extremamente importante para manter o bem-estar em dia. 

No mundo em que vivemos hoje, as coisas costumam acontecer de forma abrupta e impactante. Assim, cada vez mais pessoas estão sofrendo com o seu psicológico abalado, principalmente durante eventos como a quarentena e o isolamento da pandemia.

Dessa forma, é extremamente importante adotar algumas atitudes que podem melhorar a sua saúde mental e bem-estar, principalmente diante de transtornos sérios, como a depressão, ansiedade e o estresse. Por isso, no texto a seguir, trouxemos algumas práticas que irão. Logo, continue lendo e saiba mais.

O que é saúde mental? 

Antes de começarmos a falar sobre as nossas dicas, é importante conhecer o conceito de saúde mental e entender como ela impacta diretamente no nosso bem-estar. Sendo assim, o conceito refere-se ao estado geral de bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. 

Ela envolve a capacidade de lidar com os desafios da vida de maneira equilibrada, com uma boa autoestima e uma perspectiva positiva. 

Todavia, ter uma boa saúde mental não significa ausência total de problemas ou emoções negativas, mas sim a capacidade de enfrentá-los de maneira saudável e adaptativa.

É fundamental cuidar da saúde mental tanto quanto da saúde física, pois ela impacta diretamente a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos. 

Uma boa saúde mental promove uma vida mais satisfatória, relacionamentos saudáveis e uma maior resiliência diante das adversidades. 

É importante buscar apoio e ajuda profissional sempre que necessário para lidar com questões emocionais e psicológicas, e estar atento ao autocuidado para manter uma mente saudável e equilibrada.

Por que é importante cuidar de si mesmo?

Você sabe o que é sling? Bem, trata-se de um pano utilizado para carregar bebês. Mas qual a relação com a importância de cuidar de si mesmo? De forma simples, quando deixamos de lado os cuidados conosco, nos tornamos frágeis iguais os bebês recém-nascidos pendurados em slings.

Logo, cuidar de si mesmo ajuda tanto nas questões físicas quanto mentais, de modo a diminuir o estresse do dia a dia, reduzir as chances do surgimento de doenças e fazer com que a pessoa se sinta mais disposta para realizar as tarefas rotineiras.

Dessa forma, é importante ficar atento aos sinais que o nosso corpo dá quando a saúde pede atenção. Nesse sentido, alguns dos principais sintomas que você precisa de cuidados com a sua saúde são:

  • Sono irregular ou insônia;
  • Falta de energia;
  • Perda de apetite;
  • Instabilidade emocional;
  • Perda de interesse por atividades que gosta; 
  • Excesso de preocupação; e
  • Dificuldade de concentração.

Ao verificar a presença de um ou mais desses sintomas, é importante procurar um médico para avaliar o seu estado de saúde.

6 Atitudes que podem melhorar a sua saúde mental e bem-estar

1- Comece a praticar atividade física e atividades prazerosas

A atividade física é uma poderosa aliada para a saúde mental e o bem-estar. De acordo com pesquisas publicadas, ela ajuda no tratamento de dores crônicas, depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Além disso, libera endorfina, o hormônio da felicidade e prazer, bem como aumenta a sensação de bem-estar consigo mesmo. Portanto, comece já a praticar exercícios.

As atividades prazerosas tambem entram nessa lista. Logo, escolha algo que lhe faz bem e comece a praticar, como uma massagem tântrica relaxante. Para tanto, basta procurar uma casa de massagem tântrica em São Paulo e aproveitar tudo que essa prática pode oferecer.

2- Faça dieta e beba muita água

Segundo especialistas, uma dieta equilibrada reduz consideravelmente o risco de sofrer com transtornos mentais. Pois, ela ajuda a desintoxicar o corpo e balancear os hormônios.

Por outro lado, beber muita água também melhora a sensação de bem-estar, haja vista que a desidratação faz com que o cérebro se sinta sobrecarregado e incapaz de executar tarefas simples.

Assim, tanto uma dieta equilibrada e saudável quanto beber bastante água são práticas que podem melhorar a sua saúde mental e bem-estar.

3- Dormir bem

Uma boa noite de sono faz tempo que nós possamos acordar no outro dia renovados, não é mesmo? Todavia, a ausência de sono regulado e a insônia prejudicam severamente o bem-estar emocional das pessoas.

Pesquisas indicam que as pessoas que sofrem com insônia são mais propensas a desenvolver depressão e ansiedade. Sendo assim, é importante ter uma boa noite de sono para evitar problemas com a sua saúde mental.

Nesse caso, o nosso corpo precisa de pelo menos 6 horas de sono por dia. Além disso, é indicado guardar o celular pelo menos meia hora antes de dormir e jamais consumir cafeína à noite.

4- Crie metas e objetivos realistas

Para alcançarmos nossos objetivos e evitar sermos vítimas de vícios e angústias, é crucial ter clareza sobre nossos propósitos e metas na vida. Pois, ao nos sentirmos perdidos, estamos suscetíveis a influências negativas. 

Entretanto, devemos equilibrar nossas expectativas e planos com a realidade, evitando ansiedade diante de imprevistos. 

Dessa forma, é fundamental fazer planejamentos realistas, permitindo-nos viver um dia de cada vez e, assim, evitar pressões excessivas e preservar nossa saúde mental enquanto buscamos nossas conquistas.

5- Se valorize

Um problema muito comum entre as pessoas é a falta de valorização pessoal. É importante ser grato pelas conquistas alcançadas e reconhecer tanto as suas qualidades quanto os defeitos, de modo a evoluir como pessoa.

A maioria de nós costuma focar apenas nos nossos defeitos, deixando de lado as qualidades que possuímos. Todavia, um dos melhores exercícios para melhorar a saúde mental e o bem-estar é a valorização pessoal.

Portanto, enalteça as suas qualidades, reconheça os defeitos e celebre cada uma das pequenas conquistas alcançadas.

6- Peça ajuda

O senso de individualidade faz com que muitas pessoas queiram fazer as coisas sozinhas, sem precisar da ajuda de ninguém. Porém, sabemos que nem tudo pode ser feito dessa forma.

Nesse caso, se tudo estiver errado, não tenha medo de procurar ajuda. Lembre-se que existem pessoas que estão ao nosso lado incondicionalmente, prontas para nos ajudar.

Conclusão

Cuidar da nossa saúde mental e bem-estar é essencial para enfrentar os desafios da vida de maneira equilibrada e positiva. Enquanto muitos se preocupam com a saúde física, é importante lembrar que a saúde mental também desempenha um papel fundamental em nossa qualidade de vida.

Portanto, ao adotar cada uma das atitudes trazidas, estaremos caminhando para uma vida mais equilibrada e plena, cuidando não apenas do nosso corpo físico, mas também da nossa mente. 

 

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais