Cidadeverde.com

Alepi deve amadurecer debate sobre unificar cargos e carreiras entre municípios, diz Franzé

Imprimir

Foto: divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), afirmou nesta quinta-feira (27) que é preciso amadurecer o debate em relação à unificação dos planos de cargos e carreiras nos municípios do Piauí. Segundo o petista, essa medida poderia trazer benefícios à administração pública, promovendo uma maior eficiência e valorização dos servidores e equilíbrio para a administração das cidades. 

“É uma possibilidade que foi colocada pelo presidente da APPM e que deverá ser amadurecimento pelo legislativo, não só na educação, mas em outras áreas como a saúde. Temos municípios que ficam brigando por um médico, por alguém qualificado na área da enfermagem, na área educacional. Então, precisamos ter uma unidade que permita uma concorrência mais leal entre municípios”, destacou. 

A ideia foi apresentada pelo presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), Toninho da Caridade. Para ele, a medida tornaria a distribuição de recursos, à exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre os municípios mais justa. 

“Seria feita justiça dentro do plano, o piso é lei e quando aumenta vai dobrando, não desmerecendo, se o município recebeu 100 mil, 70 mil é para pagar professor. Isso não tem discussão e temos que cumprir. O que não pode é receber 100% do Fundeb e ainda ter que completar para pagar as folhas. Aí você está tirando dinheiro de investimentos para cumprir uma obrigação”, declarou. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais